TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa direcionada: esquemas de amplificação

Ensaio: Pesquisa direcionada: esquemas de amplificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Ensaio  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo dirigido: Esquemas de reforçamento

1- O conceito de esquemas de reforçamento diz respeito a que?

Diz respeito, justamente, a que critérios uma resposta ou conjunto de respostas deve atingir para que ocorra o reforçamento. Em outras palavras, descre­ ve como se dá a contingência de reforço, ou seja, a que condições as respostas devem obedecer para ser liberado o reforçador.

2- Descreva o esquema de reforçamento contínuo e a sigla utilizada para representá-lo.

No esquema de reforço contínuo, toda resposta é seguida do reforçador. Em experimentação, o esquema é chamado de continuous reinforcement, mais conhecido pela sigla CRF.

3- Qual a característica definidora dos esquemas de reforçamento intermitente?

A característica definidora dos esquemas de reforçamento intermitente é o fato de que nem todas as respostas são seguidas de reforço, ou melhor, apenas algumas respostas são seguidas de reforço.

4- Descreva o esquema de razão fixa.

Neste esquema, o número de respostas exigido para a apresen­ tação de cada reforçador é sempre o mesmo. Em outras pala­ vras, o organismo deve emitir um número fixo de respostas para ter seu comportamento reforçado.

5- O que significa a sigla dizer FR: 15?

Fixed ratio: 15. Resume a contingência de que são necessárias cinco respostas para a apresentação de cada reforçador

6- Por que é difícil achar exemplos de razão fixa?

Porque esquemas variaveis são mais comuns.

7- Descreva o esquema de razão variável e o que significa um esquema VR:20?

O número de respostas entre cada reforçador se modifica, isto é, varia. Um cabeleireiro corta cabelos neste esquema. Se ele ganhar R$ 20,00 por corte, o reforço será contingente ao número de tesouradas que ele dará em cada cabelo. Entretanto, o número não será o mesmo de um corte para o outro. Portanto, o número de tesouradas para cada R$ 20,00 obtidos é variável; em outras palavras, cortar cabelos está em VR

8- Descreva o esquema de intervalo variável.

O esquema de intervalo variável é similar ao intervalo fixo, com a diferença de que os intervalos entre o último reforçador e a próxima disponibilidade não são os mesmos, ou seja, são variáveis.

9- Descreva o recurso metodológico chamado tempo de disponibilidade e para que ele foi criado?

Um recurso metodológico em experimentos para aumentar a simila­ ridade entre a situação cotidiana e a situação experimental é o tempo de disponi­bilidade, o qual representa um limite temporal para a resposta ser emitida.

10- Compare o esquema de reforçamento contínuo com o intermitente com relação à freqüência de respostas produzidas e explique porque ocorre essa diferença.

Em geral, os esquemas de reforçamento intermitente produzem uma freqüência de respostas maior que os esquemas de reforçamento contínuo. Isto se dá por duas razões básicas: 1) como no reforçamento intermitente apenas algumas res­ postas são reforçadas, teremos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com