TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa por Natura

Trabalho acadêmico: Pesquisa por Natura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA Finanças

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

Angra dos Reis

2014

Raniere França Souza

Estudo da Empresa Natura

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

Angra dos Reis

15 de Janeiro de 2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESEVOLVIMENTO 4

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES 4

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA 5

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 5

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 6

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUESAS 7

DESEMVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 8

REFERENCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho vem apresentar a Empresa Natura em relação à Visão, Missão e Valores. Como também sua Força, Fraqueza, Ameaças e Oportunidades e uma análise o Ambiente Setorial.

2 DESEVOLVIMENTO

Uma marca 100% brasileira, presente em sete países da América Latina e na França. É líder no mercado brasileiro de cosméticos, bem como em vendas diretas.

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES

A Visão, missão e Valores da Natura demonstram claramente quais as intenções da Natura na atuação no mercado de cosméticos e no cuidado com as pessoas e o mundo ao redor delas.

A Missão, chamado no site de Razão de Ser, a empresa mostra que tem é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar (relação do indivíduo consigo mesmo) e o “estar bem” (relação do indivíduo com o mundo a sua volta).

Na Visão da Natura é apresentado o sonho de ser uma marca de expressão mundial tem sido claramente apresentado como alvo da empresa que hoje está presente em sete países da América Latine e na França, novamente apresentando o cuidado nas relações.

Os Valores são apresentados na área “Trabalhe Conosco”, onde mostram novamente o cuidado com as relações, são eles:

• Humanismo: valoriza o máximo as relações humanas;

• Criatividade: Ousadia e inovação;

• Equilíbrio: Harmonia entre o ser humano e a natureza, o homem como parte desta natureza;

• Transparência: É contra ambiguidades, manipulações e discriminação em todas as relações.

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA

A Natura busca o crescimento no mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através de vendas diretas, buscando a capacitação e a retenção das consultoras, e renovação continua de seus produtos para promover o bem estar/estar bem.

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA

A Natura trabalha com ampla variedade de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal, se preocupando com desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

A principal meio de contato da Natura com seus cliente é feito através de venda direta, ou seja, pessoas que não tem vínculo empregatício, mas ofertam os produtos porta a porta. Estas pessoas são chamadas de Consultores Natura, em sua maioria mulheres. Mas conforme apresentado no site da Revista Exame, a Natura irá adotar, também, de lojas físicas, sendo a primeira a ser instalada na Rua Oscar Freire em São Paulo, podendo ser instaladas até 30 lojas em todo o território brasileiro.

Apesar da indústria nacional de cosméticos apresentar crescimento superior as outras áreas, o setor teve menor alta 17 anos.

A Natura ainda tem fortes concorrentes, como:

• Avon que é líder mundial em vendas diretas e tem trabalhado em produtos para os brasileiros, o que a fez ter um crescimento de 13% em 2013 em relação a 2012, 8% a mais que a Natura no Brasil. No mundo a Avon não tem tidos bons resultados e encerrou sua atuação da França;

• Nívea é uma marca da Beiersdorf AG. É uma das maiores do mundo no mercado de cosméticos e higiene pessoal, com produtos mais baratos que a Natura.

• L'Oréal é uma empresa francesa especializada em produtos para cabelos, perfumes, protetores solares e produtos dermatológicos. Não é uma ameaça a Natura por trabalhar um público específico.

• P&G que tem marcas consagradas como: Gillette, Pampers, Pantene, Ariel, Head&Shoulders, Oral-B e Always. Produtos que já estão na mente das pessoas e que já se tornaram nomes dos produtos (todo homem não vai comprar uma lamina de barbear ou prestobarba, e sim uma Gillette).

• O Boticário é também brasileira, voltada para sustentabilidade. Diferente da Natura, que opera com lojas físicas com preços semelhantes aos praticados pela Natura.

• Jequiri é uma empresa do Grupo Silvio Santos, que também tem atuado em vendas diretas, mas com anúncios em toda programação da emissora de TV SBT teve um crescimento rápido, e incentiva a participação de clientes e consultoras com brindes no programa Roda a Roda da emissora. A Natura acusou a Jequiti de plagio do produto Humor. Segundo a Natura, o produto Comix, da Jequiti, é idêntico ao Humor e visa o mesmo público.

• Água de Cheiro, aparentemente, é uma ameaça ao O Boticário por trabalhar com redes de franquias.

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS

No “Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A” são apresentadas a seguintes oportunidades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com