TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Assistencial De Comunicação

Casos: Plano Assistencial De Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  2.856 Palavras (12 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 12

PLANO ASSISTENCIAL DE COMUNICAÇÃO EFETIVA APLICADO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

O presente artigo refere-se a um relato acerca de uma vivência das acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) durante a atuação do estagio supervisionado I. Objetivo promover e estimular o aprimoramento da comunicação entre profissionais e profissionais e equipe no Centro de Saúde da Família. O estagio desenvolve - se no período de 11 de abril a 14 de maio de 2014. Permitiu o aperfeiçoamento e conhecimento do potencial das acadêmicas, bem como as intervenções e ações desenvolvidas na unidade com o intuito de aplicar comunicação efetiva entre funcionários do centro de saúde da família do Jardim América/ Chapecó.

ABSTRACT

Palavras-chave: comunicação efetiva; enfermagem; atenção básica;

INTRODUÇÃO

Tendo em vista que o Centro de saúde da família é a porta de entrada da população na busca por qualidade de vida e saúde, criamos por meio desse trabalho métodos de intervenção de comunicação efetiva de modo que, essa seja executada de forma eficaz entre os trabalhadores e também com a comunidade que ali está inserida na busca por uma promoção, prevenção tratamento e reabilitação da saúde de qualidade.

Sendo assim contemplando a disciplina Estagio Supervisionado I realizamos na Unidade Básica de Saúde do Jardim América de Chapecó – SC intervenções de comunicação efetiva entre os profissionais e entre profissionais e comunidade utilizando-se dos conhecimentos aprendidos no decorrer da graduação.

Segundo Stefanelli e Carvalho (2012) a comunicação é o processo de compartilhar e compreender mensagens recebidas podendo ocorrer de forma verbal ou não-verbal entre a equipe de enfermagem assim como entre o enfermeiro e a comunidade.

Os mesmos autores enfatizam que através da comunicação é possível investigar informações de modo que tenhamos conhecimento de si e do outro, podendo assim estabelecer medidas de mudança de atitude e de comportamento. Além de obter dados do paciente e sua família a respeito da doença e dos fatores envolvidos, para assim oferecer elementos que desenvolva a capacidade de autocuidado, bem como desenvolver a participação do paciente no seu tratamento, recuperação e reintegração social. STEFANELLI e CARVALHO (2012)

Esse trabalho foi planejado a partir da observação e do levantamento das fragilidades da estrutura física, recursos humanos, financeiros, e da comunidade, de modo que fosse possível evidenciar as possibilidades e métodos de reorganização dos recursos assim como, novas estratégias de comunicação para com equipe e desta com a comunidade, desta forma, estimulando o aprimoramento do atendimento da população adscrita.

Portanto, promoveu-se momentos de trocas de conhecimento através de promovendo assim oficinas e dinâmicas com os profissionais da equipe e com a comunidade, separadamente, abordando o tema comunicação efetiva na busca por uma melhor qualidade de assistência prestada pelo serviço de saúde, além de melhorar as condições de vida e saúde da comunidade.

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência que visa descrever as vivências das acadêmicas de enfermagem na atuação em estagio supervisionado I. O relato de experiência possibilita explorar aprendizados vivenciados por outrem, comparando com a própria realidade vivenciada. O que faz com que a experiência saia do papel de simples descrição, para propiciar novos debates e reflexões sobre a temática (CARVALHO et al, 2012).

O estagio supervisionado I proporcionou aperfeiçoamento do potencial acadêmico, bem como das habilidades técnicas de enfermagem, a segurança, a ética, a capacidade de observação, conhecimento. O conhecimento adquirido durante o ensino em sala de aula, correlacionando assim, a teoria com a prática.

Esta prática assistencial aconteceu no Centro de Saúde da Família Jardim America, localizado na cidade de Chapecó, no bairro Jardim America. Esta unidade de saúde funciona de segunda-feira a sexta-feira das 07h:30min as 11h:30min e das 13h:00min as 17h:00min. Abrange três áreas de Estratégia de Saúde da Família (142; 97 e 98).Conta com uma equipe de saúde composta por enfermeiras assistencial e coordenadora, médicos, auxiliares de enfermagem, agentes comunitárias de saúde, dentista, auxiliar de dentista e auxiliar administrativo. Além disso, possuem especialidades médica como ginecologista pediatra além da equipe de Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NASF).

Os sujeitos desta prática assistencial foram os funcionários e profissionais da saúde que trabalhavam a unidade básica de saúde no período de aplicação das atividades.

Este relato de experiência em forma de pratica assistencial descreve as vivências das acadêmicas em desenvolver uma prática assistencial, sendo que esta consiste em aplicar ações/estratégias em um determinado ambiente com o intuito de aplicar comunicação efetiva entre funcionários do Centro de saúde da família.

ESTRATÉGIAS APLICADAS NO CENTRO DE SAÚDE DA FAMILIA

Abaixo estão descritas as estratégias utilizas para estimular a comunicação efetiva aplicadas no período do estágio supervisionado I:

REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO COMUNITÁRIO

Neste momento foi realizada uma roda de conversa com as acadêmicas de enfermagem da universidade Fronteira Sul, coordenadora do centro de saúde da família e demais profissionais da saúde como enfermeiros onde as mesmas nos apontaram o diagnostico situacional da unidade e principais problemas do Centro de Saúde da família Jardim America que estavam ocorrendo no período do estagio.

A partir disso nosso grupo pode ter noção das situações e começamos realizar as ações e intervenções de acordo com as necessidades da unidade local.

O grupo de acadêmicas desenvolveu algumas atividades que abordaram temas como: motivação, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal durante o período de estágio. Diariamente foram realizadas dinâmicas para descontração e reflexão com as agentes comunitárias, visita na principal área de risco do território da ESF, educação em saúde na escola e encerramento com a equipe do ESF onde trabalhamos o relacionamento interpessoal da equipe e motivação.

VISITA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com