TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negócios

Trabalho Escolar: Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE TRIÂNGULO MINEIRO

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS INTERNOS VOLTADOS AO AUMENTO DAS VENDAS EM EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA

NA CIDADE DE ITUIUTABA-MG

Empresa Envolvida:

LOJAS MARANATA

Autor: Alessandro Martins Nascimento

Ituiutaba-MG

2010

ALESSANDRO MARTINS NASCIMENTO

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS INTERNOS VOLTADOS AO AUMENTO DAS VENDAS EM EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA

NA CIDADE DE ITUIUTABA-MG

Relatório de Estágio apresentado à FTM – Faculdade Triângulo Mineiro como exigência do 3º Ano do Curso de Administração.

Professor Orientador: Msc. Wilter Furtado

Faculdade Triângulo Mineiro – FTM

Ituiutaba-MG

2010

INTRODUÇÃO

O comércio varejista, de forma geral, tem experimentado melhorias significativas no volume de negócios realizados, o que reflete a melhora na situação sócio-econômica dos brasileiros, resultado de políticas de desenvolvimento e crescimento econômico que se traduzem no aumento do poder de compra.

O mercado tem percebido isso e muitas empresas têm entrado da competição, oferecendo produtos diversos e que buscam atender às necessidades dos consumidores. Neste sentido, considerando a concorrência cada vez mais acirrada e as exigências cada vez mais pontuais por parte dos clientes, os empreendedores têm buscado conhecer e desenvolver fatores internos que seduzam, conquistem e fidelizem esses clientes, sob o pensamento de que não basta a qualidade dos produtos.

Há empresas que oferecem descontos e vantagens nas compras à vista e há aquelas que facilitam a compra a prazo, diminuindo burocracias e restrições. De uma forma ou de outra a intenção é sempre aumentar as vendas, conquistar mais mercado e atingir os objetivos organizacionais traçados ao negócio.

É importante levar em consideração que os programas internos desenvolvidos pelas empresas para melhorar suas vendas acabam resultado de uma pesquisa de mercado e de opinião em relação ao ramo de mercado escolhido, identificando pontos fortes e fracos da concorrência e, principalmente, levantando as percepções e expectativas dos consumidores. Faz-se necessário, portanto, avaliar tais programas no que se refere à sua eficiência em comparação com os resultados esperados e obtidos.

Desta forma, desenvolveu-se como tema para este estudo a “Avaliação de programas internos voltados ao aumento das vendas em empresa do comércio varejista na cidade de Ituiutaba-MG”.

O problema, aproximando-se da empresa escolhida para o estágio, ficou assim definido: Quais os programas internos desenvolvidos pela Loja Maranata na cidade de Ituiutaba para aumentar suas vendas e sua eficiência nos resultados esperados e obtidos?

Nas observações preliminares realizadas na empresa, admitindo-a como filial de uma rede de lojas e que possui políticas próprias de crescimento e conquista de mercado, tem-se que alguns aspectos gerais dos programas internos não são eficientes para todas as lojas, uma vez que aspectos culturais da cidade podem confrontar-se com tais programas. Assim, buscar-se-á levantar esses programas internos, discuti-los em relação à cultura e hábitos do mercado local para então concluir sobre sua eficiência ou não.

Portanto, o objetivo geral do estudo será pesquisar, levantar e discutir os programas internos desenvolvidos pela empresa pesquisa que objetivam aumentar o volume de suas vendas e se tais programas são eficientes segundo os resultados esperados e obtidos.

Para se alcançar esse objetivo, tem-se como objetivos específicos: fazer uma pesquisa bibliográfica sobre programas internos de crescimento comercial, mais precisamente voltados ao aumento das vendas, com o objetivo de orientar a pesquisa e fundamentar as discussões sobre o problema proposto; pesquisar na empresa quais são os programas desenvolvidos e sua eficiência a partir da comparação entre os resultados esperados e obtidos antes e depois da implementação de tais programas; definir a amostra e as variáveis de estudo para identificar os tipos de dados e de informações que serão necessários para a pesquisa, definindo o método que será utilizado; definir a metodologia da pesquisa; definir e elaborar os instrumentos de pesquisa e aplicá-la; tabular, analisar e interpretar os dados; fazer as considerações finais.

REFERENCIAL TEÓRICO

A busca pelo crescimento comercial a partir da promoção do aumento das vendas, além de objetivo primordial das empresas, se constitui numa missão que envolve vários aspectos, sejam eles decorrentes de fatores e influências externos, seja por fatores e influências do ambiente interno das empresas.

O mercado não tem mais espaço para empresas de pouca eficiência administrativa e operacional. É necessário que todos na organização, a começar pelo líder, estejam conscientes de que a qualidade total vai além da oferta de bons produtos. É imprescindível que fatores como atendimento, associado ao layout interno, disposição de mercadorias, forma de abordagem, marketing, todos, façam parte dos programas internos de promoção do aumento das vendas.

A identificação dessas influências e a maneira de manipulá-las positivamente passa pelo desenvolvimento de planejamentos estratégicos que contemplem os objetivos organizacionais do negócio. Tendo como premissa a venda, aliás, essa é a razão de existência da empresa, conhecer as preferências dos consumidores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com