TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Especial

Artigos Científicos: Politica Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

Relatório de Estágio Supervisionado III

Discente: Luciana Conceição Brito RA 287918

Mônica de Souza Carvalho RA --------

Professor Orientador: Fernanda

Local de Estágio: CEPREV Comunidade Evangélica para Recuperação de Vida

Juazeiro-Bahia

2014.01

Relatório de Estágio Supervisionado III

Discente: Luciana Conceição Brito RA 287918

Mônica de Souza Carvalho RA --------

Professor Orientador: Fernanda

Local de Estágio: CEPREV Comunidade Evangélica para Recuperação de Vida

Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Especial apresentado no Curso de Serviço Social na Faculdade Anhanguera-Uniderp como requisito final, para obtenção de nota na Disciplina de Estágio Supervisionado III – Educação para Jovens e Adultosl, sob a Orientação da Professora Fernanda........

Juazeiro-Bahia

2014.01

Dedicatória:

...................................................................................

Agradecimentos:

EPÍGRAFE

“Uma nova concepção vai se consolidando em torno do conceito de escolas inclusivas. Seu significado vai além da educação especial e aponta para a transformação da educação no sentido de construir escola de qualidade para os alunos”.

(César Coll)

1-INTRODUÇÃO:

O presente relatório discute o significado da educação de jovens e adultos. Nesta produção tem por finalidade apresentar praticas desenvolvidas no decorrer do estágio supervisionado III, com o comprimento da carga horária de 110 horas, realizado na Comunidade Evangélica para Recuperação de Vida- CEPREV, Localizado na Avenida Cosme e Damião nº100 Bairro João Paulo II, na cidade de Juazeiro-Bahia. Telefone (74) 3612-7610, sob orientação da Assistente Social Laura Jacinta dos Santos Barboza Cress nº 6321/Ba. O estágio foi realizado em um Centro de recuperação de vidas, durante os dias 17/04/2014 à 07/05/2014 e foi realizado pelas alunas Luciana Conceição Brito e Mônica de Souza Carvalho.

Incluem-se, relatórios parciais de observação e participação, planos de aula e o relatório de estágio. Este conjunto de trabalhos busca refletir a alfabetização na fase adulta. Dando possibilidade de estudo a quem não teve oportunidade de estudar na infância ou na faze adulta.

As atividades previstas no Plano de Curso do Estágio tiveram como objetivo a reflexão sobre as diversas práticas Sociais, mais especificamente, a alfabetização dos alunos.

Contudo, estava procurando que minha docência não se baseasse apenas e atividades dirigidas, queria e acabei conseguindo que fosse possível uma prática contextualizada, dinâmica, atual e principalmente que envolvesse o ambiente social daquele grupo. Procuramos deixar o grupo extremamente à vontade, deixando a critério do mesmo o tempo para a realização das atividades propostas, logicamente, quando fosse necessário havia a intervenção da estagiária para que o processo de ensino-aprendizagem não se tornasse algo vago ou bagunçado, na verdade nossa proposta era a de contextualizar e integrar os conteúdos. De forma interdisciplinar, mesmo sabendo que isso acarretaria mais dificuldade para nos estagiárias

2-Desenvolvimento:

Durante a realização do estágio supervisionado III, foi desenvolvido o Projeto Educação para Jovens e Adultos como propósito de melhorar e qualificar a educação escolar dos internos. Com o trabalho voluntário do alfabetizador do TOPA- Todos pela alfabetização, irá promover uma educação de qualidade, assegurar o ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à aprimoração da leitura e da escrita, assim criando condições objetivas para inclusão social, política, econômica e cultural dos mesmos. As aulas ocorreram no período 17/04/2014 à 14/05/2014 das 19:30h as 20:30h, em uma sala com quadro negro, cadeiras e mesas dentro da própria instituição. Usando métodos de apoio para que a aprendizagem seja aproveitada pelos alunos.

Em umas das visitas ao campo, foi preenchida a ficha de anaminesi social com 24 internos e através da tabulação foi concluído que 83% faziam uso do álcool e drogas ilícitas, 75% são solteiros 56% primeiro grau incompleto, 66% desempregado, 17% faz uso de nicotina e 80% ficaram viciados através de influencias de “amigos.”

Também foi concebido pelo órgão SENAR Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural os cursos de inclusão social. Com o objetivo favorecer conhecimento necessário para utilização na vida.

3- DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

O estagio aconteceu com jovens e adultos no CEPREV- Comunidade Evangelica para Recuperação de vidas, localizado Juazeiro-Bahia. As observações aconteceram durante algumas semanas.

Durante o período de observação, todas as aulas ocorreram em sala de aula. A sala possuí tamanho adequado para o número de alunos.

A turma estagiada era de jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com