TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Monografias: CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.885 Palavras (20 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

O homem de vocação politica

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 5

2.1 Política.......................................................................................................... 5

2.2 Análise sobre a ética da convicção e Ética da responsabilidade................. 5

2.3 Política como vocação.................................................................................. 6

3. CONCLUSÃO................................................................................................. 9

REFERÊNCIAS................................................................................................ 10

1.INTRODUÇÃO

Os princípios éticos de uma sociedade podem e devem evoluir seguindo os valores morais que sofrem mutação conforme as mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.

Torna-se necessário nos dias atuais verificar os conflitos entre a ética e a política, enfocando como o poder político interfere nas relações sociais desde a chegada da política no Brasil, pouco depois do seu descobrimento em 1500, deturpando os valores morais da sociedade hodierna através de mentiras e corrupção, pois muitos políticos só procuram autopromoção; e manipulação da sociedade.

Promessas políticas feitas em período eleitoral, para a obtenção de vantagens não são cumpridas - algumas por pura falta de vontade, e outras por ineficiência ou falta de recursos financeiros do Estado.

2.

DESENVOLVIMENTO

2.1POLÍTICA

Hoje apesar de vivermos num estado democrático onde as pessoas são livres para escolher seus governantes, ainda temos uma visão que política e voto é associado com corrupção.

Como temos essa visão, se os nossos representantes são escolhidos de forma democrática? Ou será que estamos sobe o sistema de voto de cabresto? Em vez da força, os políticos usam a saúde, educação, segurança e a situação econômica do cidadão para tê-lo sempre dependente de seus favores e garantir o seu voto.

Mesmo assim os brasileiros não tem o hábito de protestar no cotidiano a corrupção dos políticos, vemos que o aumento dos impostos, a caos na saúde, educação e segurança e a crise econômica, são ferramentas que alguns políticos utilizam para tirar proveito no período eleitoral, da falta de interesse e a situação econômica do cidadão para adquirir o voto em troca de favores imediatos como por exemplo: cestas básicas, remédios, dinheiro e outros, caracterizando o chamado compra de voto.

Por isso é fundamental estarmos sempre atualizados com relação à política acompanhando passo a passo nossos governantes, pois o voto é a voz do povo; temos que conhecer em quem votamos e sua vida pregressa, pois desde 2000 mais de 600 políticos brasileiros foram cassados por corrupção eleitoral, e mais 1,1 mil processos de corrupção correm na justiça, os órgãos competentes estão empenhados em combater a corrupção tendo em vista que o voto não tem preço tem conseqüência.

2.2 ANÁLISE DE ÉTICA DA CONVICÇÃO E A ÉTICA NA RESPONSABILIDADE

A ética pode ser definida como a parte da filosofia

que aborda os fundamentos da moral, o que concerne aos princípios da moral - Ciência Ética - e a ordem social (Ordem ética) aquilo que orienta a organização das relações Sociais, em oposição à moralidade, que enuncia os princípios da ação Individual. Define diretamente a forma de comportamento social de um indivíduo ou de um grupo humano (roupas, comportamento e cultura).

Os princípios éticos variam de cultura para cultura, e se modificam com o tempo no âmbito de uma mesma sociedade, sendo na verdade um corpo de preceitos e regras que visa dirigir as ações do homem, segundo a justiça e eqüidade; busca as disposições do agir bem, a respeito de si próprio e a respeito dos outros na comunidade humana. Os excessos de preocupações com as questões da ética e moral tendem a intolerância e ao preconceito, tendem ao puritanismo. No sentido inverso podem levar a degradação dos costumes, desagregamentos, abusos e desonestidades.

Na atividade político-partidária o discurso deve corresponder à práxis (atividade prática), visando modificar e transformar a sociedade, as relações de produção, as estruturas sociais; somente a Ação ética nas atividades humanas, concebidas como atividades racionais.

Unicamente a visão marxista, que identifica a práxis com a própria atividade filosófica, que é na verdade a união da teoria com a prática pode nos levar as conquistas que almejamos. Fundamentalmente a praxia (Conjunto de movimentos coordenados em função de um objetivo) é o caminho da vitória contra as discriminações, pela dignidade, pela democracia e pelo respeito aos cidadãos.

Chama-se ética da convicção as ações morais individuais,

praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados. Ou seja, é o "dever pelo dever", no dizer de Immanuel Kant. Ética da responsabilidade, por sua vez, é a moral de grupo, muito diferente da individual, pois aquela se refere às decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, embora muitas das vezes possam parecer erradas aos olhos da moral individual.

No caso da ética da convicção, pode ocorrer que o político tente jogar a culpa por um ato praticado por uma convicção que se revela desagradável, e o mesmo atribuir a responsabilidade à tolice dos homens, ou a Deus. Já na ética de responsabilidade, os partidários, contarão com as fraquezas comuns do homem, e entenderá que não pode lançar a ombros alheios as conseqüências previsíveis de sua própria ação. O problema surge quando a justificação dos meios pelos fins que, que em geral coloca em cheque a ética da convicção.

2.3 POLÍTICA COMO VOCAÇÃO

O conceito é extraordinariamente amplo e abrange todas as espécies de atividades diretivas autônomas. Max Weber direciona o estudo para o campo da política relativo ao agrupamento político, hoje denominado "Estado", ou a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com