TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A politica da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Artigo: A politica da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Artigo  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 2

PAGINA 76

A politica da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva, discutida em âmbito nacional, estabelece o Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/super dotação, oferecendo complementação ou suplementação não substitutiva à escolarização, como parte da prática educacional.

Falar sobre inclusão envolve não somente as pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade, mas também toda uma sociedade que ao se deparar com tais diferenças precisam estar preparadas para acolher e principalmente não excluir essas pessoas.

A ideia é que no ambiente escolar, todos os alunos estejam juntos participando de todas as atividades que são sugeridas pela escola.

Vê-se que falar e estudar sobre o processo de inclusão, sendo através de leis, artigos ou trabalhos, é muito fácil, e traz vontade de saber e realizar todas as normas sobre as políticas inclusivas.

Contudo na prática vê-se e vive-se situações bem diferentes das que são apresentadas na teoria

Apesar de muita boa vontade da professora Kelly Cristina e da professora Eides em trabalhar com alunos especiais aqui do CEJA 25 de Junho elas me falaram que trabalham com a cara e a coragem, pois o governo não oferece cursos e nem treinamento para elas .O ideal de um programa de educação inclusiva é que haja treinamentos para os professores que receberão esses alunos, assim como o dialogo que deverá acontecer entre a escola e os profissionais que deverão estar auxiliando nesse processo com os alunos de inclusão.

Esses profissionais deverão estar cientes da dificuldade, trabalhar junto com a escola para que esse aluno seja aceito também pela sociedade, assim como ter recursos para auxiliar e realizar atividades que desenvolvam suas habilidades.

A formação do ser humano começa na família. Aí tem início a um processo de humanização, que é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado e a escola participa disso. É na escola que o ser humano se prepara para a vida, para ser um cidadão.

Todo ser humano tem direito a cidadania, a escola ensina o conhecimento científico e prepara pessoas para cidadania.

Enfim, temos que pensar que para sermos bons cidadãos devemos aprender a conviver com as diferenças e a escola tem grande influência e participação nas nossas vidas e nos ajuda muito. Dependemos dela para sermos pessoas de bem, a escola é muita das vezes o acesso para outros direitos sociais, civis e políticos.

É importante destacar que a educação tem um papel relevante no processo de humanização do homem já que é por meio dela que a riqueza cultural produzida pelos homens é transmitida às novas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com