TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Casos: Politicas Publicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

|[pic] |Atividade de avaliação a distância (AD) |

Disciplina: Políticas Públicas

Curso: ________________________________________________________________

Professor: _________________________________________________________

Nome do aluno: _________________________________________________________

Data: ____________________

Orientações:

▪ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

▪ Entregue a atividade no prazo estipulado.

▪ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

▪ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Retome agora a sua primeira aproximação, que denominamos “Noções preliminares sobre “Estado”, “Política” e “Políticas Públicas”, que você realizou na introdução à nossa disciplina, acrescente a elas o que você aprendeu até aqui nas três primeiras unidades já estudadas e responda: (2,5 pontos)

•Como se relacionam Estado e política?

•Como se relacionam política e políticas públicas?

•Como se relacionam Estado e políticas públicas?

Na verdade todos esses conceitos, quais sejam Estado, política e políticas públicas estão de certa forma interligados. O Estado é o garantidor da ordem pública, da democracia e precisa de uma política para que possa estabilizar um governo. Através dessa política é que são criadas as leis, incluindo os cidadãos como propulsores destas. As políticas públicas por sua vez

surgem como um mecanismo através do qual essas leis são postas em prática. É dever do Estado implantar políticas públicas que garantam acesso a direitos a todos os cidadãos.

2. Como você percebe a relação entre a política partidária e as políticas públicas encaminhadas pelo aparelho de Estado, a exemplo do atual Governo brasileiro? (2,5 pontos)

Eu percebo essa relação como conturbada, com interesses divergentes, porém quando expostos a nós cidadãos não é bem assim que é visto. O que deveria ser uma união para a consecução do bem estar e garantia dos direitos de todos na verdade depara-se com uma briga de interesses, onde cada partido político busca atingir seus próprios objetivos ludibriando os eleitores. O resultado disso são campanhas que prometem algumas coisas e no decorrer do tempo mostra-se completamente diferente. Como a corda arrebenta sempre para o lado dos mais fracos, é justamente quem mais necessita que sofre. Falar em corrupção já tornou-se assunto costumeiro e que até o mais absurdo que possa acontecer não mais choca os cidadãos.

3. Recupere agora o que denominamos “Um exercício de cidadania”, que lhe foi orientado também como introdução à Unidade 1 e responda: Qual a importância de um Conselho na formulação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com