TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Tese: Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Tese  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

A elaboração das politicas públicas bem como sua implementação, execução e avaliação é um processo que deve estar fundamentado em informações e dados que oportunizem metas e objetivos que serão possíveis de serem alcançados e atendem de forma integral a realidade de uma população.

Neste contexto, o presente trabalho consiste em abordar os indicadores sociais como uma metodologia utilizada no embasamento para a obtenção destas informações, bem como, utilizando o texto de apoio, traçar uma reflexão sobre este instrumento na atuação do assistente social e na gestão social.

Este trabalho acadêmico possui como objetivo proporcionar a reflexão sobre os instrumentos utilizados pelo assistente social no processo de construção de conhecimento e na organização dos Processos de Trabalho Social e a importância deste conhecimento na atuação do profissional no atendimento ao usuário cidadão.

Procuraremos, ainda, realizar uma reflexão dos modelos estatísticos utilizados para a elaboração do estudo que embasamos para a elaboração deste trabalho acadêmico.

2 DESENVOLVIMENTO

O recurso metodológico utilizado pela autora Giroto (2007) foi uma pesquisa de campo realizada através da aplicação de entrevista não estruturada com assistentes sociais, pesquisa bibliográfica, tipo qualitativa com analise teórico empírica.

Os gráficos utilizados pela autora, na elaboração de seu estudo, foram os gráficos do tipo de gráficos em setores, em barra horizontal e em colunas e pictogramas, sendo utilizados os em forma de pizza, colunas e barras.

A importância da utilização dos gráficos por setores oportuniza traçar a relação de uma determinada proporção das partes com um todo, enfatizando os valores.

Nos gráficos tanto de coluna como de barra oportuniza que os números conseguidos em uma determinada pesquisa, sejam apresentados de forma individual oportunizando a possibilidade de comparar os itens. Contudo nas colunas as categorias são organizadas na horizontal e os valores na vertical, já nas barras as categorias são dispostas na vertical e os valores na horizontal.

No gráfico III apresentado pela autora Giroto (2007, p.15) em seu estudo, a autora procurou buscar informações dos entrevistados se o conhecimento dos mesmos referentes aos indicadores sociais e gestão social foi abordado durante a graduação. Sendo tabulado que 80% dos entrevistados tiveram oportunidade de conhecimento referente aos indicadores sociais e 60% sobre gestão social.

O objetivo desta análise consistia em trazer uma reflexão de que os indicadores sociais são utilizados atualmente para verificar as condições de vida de uma determinada população, quais as prioridades sociais são necessárias para a elaboração de politicas públicas que irão atender as necessidades de uma população dentro de uma determinada realidade social, bem como a especificação de como serão alocados os recursos públicos.

No gráfico IV, a autora Giroto (2007, p.17) procura enumerar que o conhecimento dos indicadores sociais levou parte dos profissionais entrevistados à busca de conhecimentos mais aprofundados.

Os indicadores sociais tem imprescindível importância na fundamentação diagnostica de uma determinada realidade, pois oportuniza informações concretas, oportunizando o estabelecimento de metas e objetivos mensuráveis e com possibilidade de serem alcançados, tornando o planejamento a ser elaborado dentro das politicas públicas possível de ser executado.

Assim, o assistente social, no desenvolvimento de suas atividades, deve ter conhecimento sobre o que são indicadores sociais, como é o processo de sua formulação, quando e como os mesmos podem ser utilizados e a utilização dos indicadores como uma metodologia da gestão social.

Os dados estatísticos são importantes para a construção de indicadores, contudo não podem ser confundidos. Dai a necessidade de que o profissional tenha conhecimento sobre cada um.

A sociedade continuamente e constantemente encontra-se em processo de mutação, situação que se encontra representada pelo surgimento de novas necessidades e demandas sociais. Situação que exige do profissional a constância pela busca de conhecimentos, métodos e técnicas capazes de responder adequadamente a estas demandas que surgem.

Com isto, a atualização profissional é um processo de mudanças continuas e gradativas para que se acompanhe a realidade vivenciada.

O comprometimento do profissional na busca constante de novos conhecimentos e por atualizações como forma de acompanhamento das demandas sociais vivenciadas em sua atuação não é apenas de forma voluntária, mas é também uma obrigatoriedade que se encontra fundamentada dentro do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais, onde contempla que o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população encontra-se vinculado com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.

Assim o assistente social não deve ter apenas compromissado com a categoria, mas também com o usuário a quem presta os seus serviços, e a busca continua do conhecimento esta condicionado a apresentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com