TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política e planos econômicos e sua inflação nos anos 80 e 1990

Artigo: Política e planos econômicos e sua inflação nos anos 80 e 1990. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Artigo  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  269 Visualizações

INTRODUÇÃO

Este texto tem como objetivo principalapresentar a Política e os Planos Econômicos e suas inflações na década de 80 e 90. Os principais planos econômicos durante esta decada foram o Plano Cruzado- Fevereiro de 1986, Plano Bresser –Junhode 1987, Plano Verão- Janeiro de 1989, Plano Collor I- Março de 1990 e Plano Collor II- Fevereiro de 1991, que teve como objetivo dar solução ao descontrole inflacionário e promover o desenvolvimentoeconômico e social do país.

DESENVOLVIMENTO

O plano cruzado iniciou em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Seu objetivo era redução e controle da inflação. Asmedidas propostas era congelamento de preços e salários na média dos salários dos últimos seis meses, seu foco principal era inércia inflacionara. Criou-se também o chamado “gatilho salarial” quegarantia a correção automática dos salários toda vez que a inflação alcançasse 20%. Porém esta correção foi extinta e criou-se o Índice de Preços ao Consumidor- IPC para correção da poupança e aplicaçõesfinanceiras superiores há um ano. Porém devido o aumento dos salários e o congelamento, aumentou-se a demanda do consumo e levou o Plano Cruzado ao fracasso.

Em novembro de 1986 o governalança o Plano Cruzado II, mas também foi outro desastre, pois a inflação, os automóveis, bebidas e combustíveis subiram levando o Brasil a suspender o pagamento de suas dividas externa. Devido aofracasso de dois planos foi nomeado um novo Ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira. Então surgiu o Plano Bresser.

Esse plano foi criado em 1987 na tentativa de apagar o processo...

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com