TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que não aprendemos o lado de Darcy Ribeiro sobre a história do Brasil?

Por:   •  21/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

        Por que não aprendemos o lado de Darcy Ribeiro sobre a história do Brasil?

Desde pequeno aprendemos a história “básica” do Brasil, descoberto no ano de  1.500 por portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral que saíram de Portugal em direção a Índia. A principio o Brasil foi chamado de Monte Pascoal e posteriormente de Ilha de Vera Cruz. A história conta que dois dias após desembarcarem nas terras, os portugueses tiveram o primeiro contato com o povo Indígena havendo um enorme choque de Culturas.

        Assistir o documentário de Ribeiro nos traz uma visão muito mais completa e além desse descobrimento. A começar, Ribeiro diz que o Brasil não foi descoberto, anteriormente já havia relatos da “Ilha Brasil”. A partir de insinuações de Ribeiro, conclui: A vinda dos portugueses foi uma chegada e não uma descoberta. A partir desse esclarecimento, Ribeiro explora a vida indígena antes da chegada dos portugueses. A pergunta feita e explorada no documentário é “Da onde veio o Brasil?”.

Ribeiro, na primeira parte do documentário explora a rotina dos índios, suas raças, tradições e etc. Durante o filme, vemos que a idéia principal de Ribeiro é mostrar além do que a historia tradicional diz. É fato que somos um povo mestiço de raças, mas Porque? Quando? Como?.  Tudo isso é resultado de um relacionamento conflituoso de portugueses, índios e negros. A colonização do Brasil está longe de ter acontecido a “mil maravilhas”. Ribeiro tenta argumentar isso com mais clareza possível, a diferença de povos de culturas trazia muitos conflitos para nossas terras.  

Contudo, na primeira parte do artigo é possível entender com clareza a vida indígena e da onde veio grande parte dos nossos costumes. A impressão que tive é que apesar de toda a miscigenação é importante vermos que nossa cultura ainda carrega e essência de quando o Brasil foi descoberto. Tentamos de a melhor forma nos adaptar e aceitar as diferentes cultura e e com a mistura de todas formamos a nossa. E por isso que podemos ser considerado um país rico em cultura. Chama atenção no documentário a visão de estrangeiros diante de nossa cultura e a sua interpretação. Temos muita coisa para acertar na nossa visão sobre o descobrimento atual, até para nos dedicamos mais a essa cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com