TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Darcy Ribeiro (ASSIMILAÇÃO OU SEGREGAÇÃO)

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Darcy Ribeiro (ASSIMILAÇÃO OU SEGREGAÇÃO). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  3.495 Visualizações

Página 1 de 4

4 ASSIMILAÇÃO OU SEGREGAÇÃO


Raça
e
cor

A população brasileira cresce e isso se reflete em cores que expressam as condições de opressão que o branco impôs as outras cores. De seis milhões de negros em 1850(introduzidos como escravos) na abolição cinco milhões de que foi se dizimando e mais cinco milhões de estrangeiros até 1950. Nós somos formados a partir da miscigenação dessas populações. Não se sabe ao certo quantos índios havia nessa data, mas estima-seque uns cem mil. (Ribeiro, 1957). Mas uma coisa interessante é que de 1950 a 1990 o numero de indígenas triplicou, Darcy Ribeiro levanta a hipótese de que talvez tenha sido por conta das políticas de proteção oficial e porque os índios se adaptaram as moléstias dos brancos. As discrepâncias sociais sobre as cores não se explica apenas pelas confusões censitárias, mas por fatores ecológicos e sociais.


Brancos
versus
negros

A miscigenação foi constituída principalmente porque os homens disputavam terras e mulheres índias e negras. A quantidade de mulheres brancas no auge da exploração era mínima já quase não vinham de Portugal nesse contexto recaiu sobre principalmente a mulher indígena a função de fecundação. Assim explicamos a branquização do povo brasileiro já que os mestiços de europeu com índio figura como moreno que aos olhos da população são “brancos”. Por isso é fácil perceber a diminuição do numero de negros no senso. É presumível que muito negro se tenha classificado como pardo, porque cada pessoa escolheu sua cor ou a de seu grupo doméstico. Tentam colocas o incremento europeu para explicar o aumento de brancos, mas isso não cabe, pois a ocupação europeia iniciou-se tardiamente só por volta de 1880, por tanto essa população não influenciou decisivamente sobre a composição dos brasileiros como é colocado. Esses europeus são parcelas da população a qual foi atrelada a posição de melhores condições de vida que fruíam em relação aos negros e aos pardos, por isso atuou como eco a classificação dos brancos como bem sucedidos. Os indígenas foram exterminados pelas moléstias introduzidas pelos dominadores e pela condição de opressão a qual foi submetido no nível social Pouco se sabe com respeito aos negros, mas é admissível uma ação igualmente deletéria dos mesmos fatores, preponderando, talvez, as condições de opressão sobre os efeitos letais das enfermidades porque na áfrica já estavam expostos as perigosas doenças europeias.



Imigrantes

Mesmo depois da abolição o negro livre sofreu redução demográfica e terríveis condições penúria. Havia miserabilidade das populações brasileiras pobres. Quando escrevo sobre censo, falo do realizado em 1950 (Darcy Ribeiro situa bem isso no original) esse senso aponta algumas condições de vida e de trabalho de negros e brancos na população brasileira da época. Os estrangeiros encontraram condições de ascensão social muito mais rápida que o conjunto da população existente, porém enormemente mais intensa que o grupo negro. Eles vieram em busca de melhoria, diferente dos presentes que estavam submersos em plena e absoluta espoliação. A cada ocupação de alto padrão no senso citado acima de 25 apenas 1 é de preto e em profissões liberais 1 a cada 50. Nas categorias mais humildes como operário entre 7 um é preto e entre lavadores a cada 4 um é preto. O negro no Brasil só teve oportunidades pesadas como Mao de obra em setores exaustivo enfrentado condições precaríssimas.

O preconceito no Brasil é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com