TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Processuais

Casos: Principios Processuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

ROCHA, Everardo. O Que é Etnocentrismo? São Paulo: Brasiliense, 24ª edição, 2009.

Capítulos: “Pensando em partir”; “Primeiros movimentos”; “O Passaporte”. (p.7-55)

Etnocentrismo é uma visão do mundo com a qual tomamos nosso próprio grupo como centro de tudo, e os demais grupos são pensados e sentidos pelos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.

O monólogo etnocêntrico pode seguir um caminho lógico mais ou menos assim:

• Como aquele mundo de doidos pode funcionar?

• Eles só podem estar errados ou tudo o que eu sei está errado!

Assim, a sociedade do “eu” é a melhor, superior. A sociedade do “outro” é atrasada.

A história nos ensina que o “outro” e sua cultura, da qual falamos na nossa sociedade, são apenas uma representação, uma imagem distorcida que é manipulada como bem entendemos.

Ao “outro” negamos aquele mínimo de autonomia necessária para falar de si mesmo. (ex.: a imagem que temos dos extraterrestres).

Os livros de história do Brasil têm uma importância fundamental na formação de uma imagem do índio, pois são lidos e estudados por milhões de alunos. Através deles circula um “saber” altamente etnocêntrico, com raras e honrosas exceções.

Alguns livros colocavam que os índios eram incapazes de trabalhar nos engenhos de açúcar por serem indolentes e preguiçosos. Eles eram assim chamados simplesmente porque se recusavam a trabalhar como escravo, numa lavoura que não era a sua, para a riqueza de um colonizador que nem sequer era seu amigo.

O índio foi “alugado” na história do Brasil para aparecer por três vezes em três papéis diferentes.

O primeiro papel que o índio representa é no capítulo do “descobrimento”. Ali, ele aparece como “selvagem”, “primitivo”, “pré-histórico”, “antropófago” etc. Isto era para mostrar o quanto os portugueses colonizadores eram “superiores” e “civilizados”.

O segundo papel do índio é no capítulo da catequese. Nele, o papel do índio é o de “criança”, “inocente”, “infantil”, “almas virgens” etc, para fazer parecer que os índios é que precisavam de “proteção” que a religião lhes queria impingir.

O terceiro papel é muito engraçado. É no capítulo “etnia brasileira”. Surge a imagem do indígena “corajoso”, “altivo”, cheio de “amor à liberdade”. Essa visão do indígena foi funcional para que ele pudesse formar o povo brasileiro.

A “indústria cultural” – TV, jornais, revistas, publicidade, certo tipo de cinema, rádio – está freqüentemente fornecendo exemplos de etnocentrismo.

No universo da indústria cultural é criado sistematicamente um enorme conjunto de “outros” que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove a modelo de humanidade.

Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. As idéias etnocêntricas que temos sobre as “mulheres”, os “negros”, os “empregados”, os “paraíbas de obra”, os “doidões”, os “surfistas”, as “dondocas”, os “velhos”, os “vagabundos”, os “gays” e todos os demais “outros” com os quais temos familiaridade, são uma espécie de “conhecimento”, um “saber”, baseados em informações ideológicas (falsas), que no fundo transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntrico.

Mas existem idéias que se contrapõem ao etnocentrismo. Uma das mais importantes é a de relativização. Quando compreendemos o “outro” nos seus próprios valores e não nos nossos, estamos relativizando.

Enfim, relativizar é ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.

Antropologia social – procura compreender a diferença, comparar uma sociedade com a outra, sem pensar que uma delas deva ser a “dona da verdade”.

Vamos ver as principais formas pelas quais a Antropologia pensou a diferença ao longo da história.

1º) Evolucionismo -> o “outro” é diferente porque possui diferente grau de evolução.

Evolução é desenvolvimento; é a transformação progressiva no sentido da realização completa de algo latente. É o caminho da manifestação plena do que estava oculto.

A noção de evolução pode ser ligada ao orgânico, ao nível biológico do desenvolvimento (A origem das espécies – Darwin, 1859).

O evolucionismo biológico e o evolucionismo social se encontram e o segundo passa ser o novo modelo explicador da diferença entre o “eu” e o “outro”.

Saindo de estágios mais primitivos numa trajetória de permanente progresso, no qual o tempo é a teia onde se tece a evolução. Tudo caminha para uma civilização mais e mais avançada.

Vários antropólogos de meados do século XIX procuravam escalonar as etapas da evolução das sociedades que encontravam pelo mundo.

Explicando melhor, a Inglaterra do século XIX era, de fato, contemporânea dos aborígines australianos, por exemplo. Ao afirmar que todas as formações sociais humanas tinham origens remotas e caminhavam no mesmo sentido, na direção do progresso, os evolucionistas pensavam que os australianos haviam parado num estágio “primitivo” e os ingleses avançado para um estágio “civilizado”.

Era uma questão de encaixar as culturas nos estágios já predeterminados da evolução.

Dessa maneira, temos dois marcos básicos. No extremo inferior, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com