TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas associados à reutilização

Artigo: Problemas associados à reutilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Artigo  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1 (3,0 pontos)

Na Unidade 4 do nosso livro didático, encontramos a seguinte afirmativa:

“A logística reversa é um dos campos mais discutidos na atualidade. Seja por força da norma ISO 14000, que trata de questões ambientais, ou por uma questão de competitividade. Nos dias atuais, o interesse pela reciclagem tem crescido muito na população em geral. Não é raro perceber, em vez de latões de lixo, recipientes preparados para receber vidro, plástico, metais etc. Pode-se notar uma mudança de hábitos na população em geral.”

Realmente, questões ligadas ao reaproveitamento e mesmo consumo consciente estão presentes intensamente nas redes sociais, empresas de vanguarda, como é o caso da Gerdau, que juntamente com a Ong Akatu, divulga em seu site: “Consumo consciente é ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.“

(GERDAU. Consumo consciente. Disponível em:<https://www.gerdau.com.br/meio-ambiente-e-sociedade/faca-sua-parte-consumo-consciente.aspx>. Acesso em: 05 mai. 2014.)

Com objetivo de verificar práticas de mercado em relação ao nosso conteúdo programático, pesquise e identifique (em sites, literatura ou visitas presenciais) pelo menos duas empresas: uma Indústria e outra de Comércio / Distribuição ou Serviços que já adotam práticas de Logística Reversa, levantando as seguintes informações (geralmente disponíveis no site das mesmas):

a) Dados da Empresa: Segmento de Mercado (o que faz, revende, conserta, etc), região de atuação, localização (base) principal e/ou perfil de clientes.(1,0 pontos)

b) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa A (1,0 pontos)

c) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa B (1,0 pontos)

Questão 2 (3,0 pontos)

Segundo nosso livro didático, “A logística reversa está sendo subdividida em logística reversa de pós-consumo e logística reversa de pós-venda como seus dois principais canais”. Considerando as informações levantadas na questão 1 e com base na figura 4.4 (p. 118) do nosso livro didático:

a) Classifique as práticas de Logística Reversas das empresas A e B, justificando sua resposta. (1,5 pontos)

b) Elabore um fluxo simples, mas que represente o(s) tipo(s) de Logística Reversa identificados na empresa. (1,5 pontos)

Questão 3 (2,0 pontos)

Qual a sua opinião sobre as leis e regulamentações da Logística Reversa vigentes, no âmbito do governo federal (identifique pelo menos uma norma ou lei) e sua real implementação (aplicação efetiva)?. Justifique seu ponto de vista (falta de infraestrutura, fiscalização, etc).

Questão 4 (2,0 pontos)

A distribuição é um processo que está normalmente associado ao movimento de material de um ponto de produção ou armazenagem até o cliente. As atividades abrangem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com