TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Contabil Na Empresa Comercial

Artigos Científicos: Processo Contabil Na Empresa Comercial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  6.174 Palavras (25 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 25

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................4

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................23

REFERÊNCIAS ......................................................................................................24

1 INTRODUÇÃO

A empresa Industrial Mardolina S/A, iniciou suas atividades em 01/07/2013, com a produção de camisas e bermudas.

O Sr. Pedro Sucesso, diretor da empresa estava com algumas dúvidas quanto à gestão indústria. Este trabalho tem como objetivo demonstrar para ele qual a melhor forma de se administrar uma empresa.

Iniciei explicando para ele os principais objetivos da contabilidade, que além de gerar informações, permite explicar modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras informações.

Apresentarei aspectos relacionados á Contabilidade Industrial, Sistemas de Acumulação de Custos, Custeio por Absorção e Custeio Variável; Custos Indiretos de Fabricação; Unidades Equivalentes de Produção; Formação do Preço de Venda; Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio; principais tributos, qual a forma de se escolher um bom sistema de informação.

2 DESENVOLVIMENTO

ATIVIDADES CONTABEIS PARA GERIR UMA INDÚSTRIA

A evolução do ambiente econômico e tecnológico tem trazido alguns desafios para o entendimento e a gestão dos negócios, sendo necessárias algumas ferramentas que venham a auxiliar os gestores nas tomadas de decisões. Todos os fatos que ocorreram no passado e ocorrem no presente devem ser utilizados como ferramentas para a obtenção de estimativas dos acontecimentos futuros.

A contabilidade é um instrumento de grande importância. Ela é utilizada como importante ferramenta no apoio a gestão dos negócios e pode contribuir para a eficiência operacional da organização, pois auxilia as empresas a coletar, processar e relatar informações para uma variedade de decisões operacionais e administrativas.

A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.

O objetivo da contabilidade pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para vários usuários como: Investidores, Fornecedores, Bancos, Governo, Sindicatos, Funcionários. Segundo Marion (2005, p. 26):

Segundo CMV – Comissão de Valores Mobiliários, o objetivo principal da contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

A contabilidade mede os resultados das empresas avalia o desempenho dos negócios, dando diretrizes para as tomadas de decisões.

A cada ano a contabilidade vem evoluindo proporcionando aos seus usuários informações com mais precisão através dos sistemas de contabilidade, patrimônio, contas a receber, contas a pagar. Com apenas um lançamento contábil no sistema de contabilidade geramos os livros, diário e razão, balancete de verificação coisa que no passado era meramente impossível nessa velocidade.

Desde o seu surgimento, a contabilidade está se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões.

A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; a tributação e sua burocracia em nosso país, os diversos sistemas de informações utilizados.

Antes da revolução industrial a contabilidade era essencialmente financeira, com o crescimento do número de empresas industriais, os procedimentos contábeis tiveram que ser adaptados à nova demanda. Nas operações industriais, para o suporte adequado tornava-se necessário fazer um levantamento unitário do produto internamente gerado por meio do processo produtivo, de fato a contabilidade de custos em um primeiro momento, limita-se a função de avaliar os estoques das indústrias, com a dificuldade das operações e a própria evolução natural dos sistemas organizacionais a contabilidade evoluiu na indústria ganhando outras funções, os negócios passaram a crescer e ganham novas necessidades gerenciais “Até a Revolução Industrial no século XVIII, Quase só existia a contabilidade financeira ou a geral, que, desenvolvida na Era Mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais” por (Martins, 2001, p.19).

Vamos esclarecer ao nosso cliente “ Industrial Mardolina S/A”, através de seu presidente o sr. Pedro Sucesso, a melhor forma de se gerir uma empresa.

O Sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento, o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. Representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos.

O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido.

Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos, entretanto apenas alguns são mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção, é o sistema utilizado quando se produz e vende os produtos ou serviços por encomenda de outrem. Neste sistema, os produtos ou serviços são específicos àquele produto ou serviço e os custos de materiais, mão de obra e demais custos a ele atribuídos. Geralmente nesta forma de produção há alguma incerteza quanto ao preço a ser cobrado, visto que faltam à empresa parâmetros de custos prévios.

Custeamento por Processos ou por Departamentos –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com