TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Meio Ambiente

Dissertações: Projeto De Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O tema meio ambiente entrou definitivamente na pauta de discussão da nossa sociedade. Poucos lugares são tão propícios quanto a Universidade para se desenvolver como um espaço de discussão e incentivo ao pensamento crítico sobre os mais variados temas É verdade que os meios de comunicação, a produção literária - científica e pedagógica, as iniciativas públicas e privadas, as ONG's e as pessoas de uma forma em geral, pressionados pela anunciada catástrofe ambiental a que estamos submetendo o planeta através de práticas danosas cometidas por todos nós, indivíduos e coletividade, ou seja, você e eu, também colaboram para que o assunto tenha tamanha repercussão. Seja através de discussões técnicas e científicas ou de posturas ideológicas e apaixonadas pela causa, o fato é que a temática ambiental vai, pouco a pouco, sendo inserida e incorporada pela nossa sociedade como um divisor de água na busca de uma melhor qualidade de vida.

Pesquisas realizadas com diferentes públicos - professores universitários e de ensino fundamental, alunos universitários e empregados de grandes empresas brasileiras revelam que a maioria dos entrevistados considera meio ambiente importante. A maioria também se interessa pelo tema e considera que a qualidade ambiental é fundamental para a sobrevivência – nossa e do planeta, concluindo ser possível conciliar meio ambiente com desenvolvimento.

JUSTIFICATIVA

A Proposta e o Compromisso: Formar uma Comunidade Sustentável. Em uma Comunidade Sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem.. Essa comunidade aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Com este Projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

OBJETIVO

Desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na universidade de forma permanente e envolver a comunidade e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos. Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema, planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na comunidade e propiciar mudanças no lugar, no país e também no mundo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Estimular práticas sustentáveis do uso dos recursos naturais.

• Trazer a comunidade para dentro da universidade através de metodologias que contemplam a educação ambiental.

• Unir esforços junto à outras instituições de ensino superior da cidade para dar um caráter cada vez mais multidisciplinar ao projeto.

• Preservar matas remanescentes e recuperar áreas degradadas.

• Multiplicadores da ideia da sustentabilidade.

METAS

Trabalhar a dimensão da Educação Ambiental para sociedades sustentáveis.

Trabalhar este Projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade planetária, objetivando a conscientização para a transformação.

Incentivar a produção de conhecimentos, metodologias e práticas de Educação Ambiental. Estimular posturas individuais e coletivas, bem como políticas institucionais que revisem permanentemente a coerência entre o que se diz e o que se faz , os valores de nossas culturas, tradições e história.

Fazer circular informações sobre o saber e a memória populares; e sobre iniciativas e tecnologias apropriadas ao uso de recursos naturais.

Promover a corresponsabilidade dos gêneros masculino e feminino sobre a produção, reprodução e manutenção da VIDA. Sensibilizar a Comunidade onde estamos inseridos para que possamos efetivar as ações sobre Educação Ambiental.

Promover a compreensão das causas dos hábitos consumistas e agir para a transformação dos sistemas que os sustentam, assim como para a transformação de nossas próprias práticas.

Atuar para erradicar o racismo e outros tipos de preconceitos; e contribuir para um processo de reconhecimento da diversidade cultural. Refletir e promover desenvolvimento de consciência crítica sobre a ação dos Meios de Comunicação, se os mesmos são instrumentos educacionais, apresentando a pluralidade de versões com fidedignidade e contextualizando as informações.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO:

APRENDER A SER: Transformar a realidade social, compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com