TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Qualidade De Vida

Trabalho Universitário: Projeto Qualidade De Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO PARA A TERCEIRA IDADE

“BORA PRA AGUA”

INTRODUÇÃO

O projeto busca a melhoria da qualidade de vida de idosos utilizando-se de atividades físicas realizadas na água Hidroginástica. Procurando através da convivência o desenvolvimento da auto-estima, as relações sociais e interpessoais.

JUSTIFICAVA

Nos dias de hoje a população tem uma expectativa de vida cada vez maior, com isso há uma preocupação em proporcionar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas. O envelhecimento não é mais visto como antes, quando quem tinha mais idade ficava em casa de chinelo vendo TV, sem perspectiva; mas buscando o envelhecimento saúdavel.

Hoje o exercício físico é tido como aliado na busca pela melhoria da qualidade de vida, pois o mesmo é capaz de induzir mudanças no controle neural, nos sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino e outros, não sendo mais um privilégio da juventude.

O exercício físico é uma forma de valorizar e reintegrar os idosos as relações sociais. Através de atividades em grupo há o convívio social, existe um espaço para conversa, trocar experiências se sentir útil. Através da prática regular da atividade há melhoras no seu desempenho do dia-a-dia trazendo independência, podendo realizar suas tarefas cotidianas sem ajuda de outros( se sentindo capaz).

Propomos a Hidroginastica que é uma atividade física realizada na água, traz segurança e diminui os riscos de lesões. É uma série de combinações de exercícios aeróbicos e localizados, de alongamento e relaxamento onde se obtêm uma série de benefícios para a saúde.

A água por suas características favorece essa atividade:

Flutuação: no meio líquido o corpo flutua, diminuindo o efeito da ação gravitacional, reduzindo a compressão articular, facilitando a sustentação do corpo. O que contribui para eficácia do treinamento na água para indivíduos obesos , idosos ou com comprometimento ostearticulares

Densidade: auxilia o indivíduo a ajustar intensidade da carga e um posicionamento adequado na execução dos exercícios devido o efeito relaxante da água.

Pressão hidrostática: Segundo de lei Pascal afirma que a pressão de líquido é exercicida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo submerso em descanso a uma dada profundidade. Com o corpo submerso na posição vertical as forças compressivas exercicidas pela pressão hidrostática favorecem o retorno venoso, favorecendo ajustes cardiocirculatórios.

O outro aspecto importante é que na hidroginástica o desenvolvimento de cada um é individual, o ritmo de cada um é respeitado, por ser realizado dentro da água não ocorre constrangimento, pois eles não estão sendo observados pelos outros integrantes do grupo, se sentindo mais a vontade caso tenha dificuldade em realizar algum movimento. Não há exposição física do corpo pois alguns podem estar acima do peso, ao contrário de academias que são cheias de espelho podendo trazer um sentimento de baixa auto estima que é oposto ao pretendemos buscar.

OBJETIVOS

GERAIS

O projeto visa a melhoria do sistema cardio respiratório, cardio vascular, a melhoria no desempenho físico e cognitivo com atividades aeróbias desenvolvidas na piscina com exercícios de Hidroginástica.

Após uma certa idade temos a tendencia de perder Massa Muscular, Tônus, tendência à Osteoporose (principalmente mulheres), e, com esta perda de cálcio, há uma incidência maior de acidentes de quedas sofridas entre os idosos tanto em casa( principalmente no banheiro) como nas ruas (calçadas mal cuidadas).

Mesmo quem tem problemas com Osteoporose poderá participar das aulas, pois fazendo os exercícios terá um ganho de tônus e amenizará os problemas causados pela perda óssea.

Visando também a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos não só relacionado ao físico mas também psicológico e social através das relações interpessoais, pois as atividades serão trabalhadas em grupo.

ESPECÍFICOS

Melhoria da qualidade de vida através da atividade física Hidroginástica.

METODOLOGIA

O projeto tem a duração de 1 (um) mês com 3 (três) aulas semanais, totalizando 12 (doze) aulas, onde serão executadas em 60(sessenta) minutos trabalhando grandes grupos musculares tais como: Membros Superiores, Membros Inferiores (anterior e posterior de coxa e perna)

O grupo será composto de 15 idosos com boa saúde, as aulas serão dadas na Academia Água Viva, no horário das 9:00hs as 10:00hs. Endereço Ruas das Margaridas, 25 – Vila Santa Izabel – Campinas, S.P.

As aula serão dinâmicas, com exercícios diversos, onde usaremos o lúdico para ajudar no desenvolvimento de cada aluno, sempre com músicas alegres que os ajudem e os estimulem nas aulas.

Em todas as aulas os exercícios serão trabalhados com música, onde haverá também sempre brincadeiras, de forma que o trabalho se desenvolva de forma bastante agradável aos participantes, e os benefícios sejam alcançados.

- Primeira aula: Faremos um informativo sobre o projeto, e passando todas as orientações como: alimentação que deve ser consumida antes do exercício, roupas maiô para mulheres e sunga para homens, se alguém se sentir mal erguer o braço para avisar o professor que estará atento e qualquer outra informação estaremos disponíveis. Nessa primeira aula começaremos com adaptação ao meio líquido – Mostrar a piscina, orientá-los a descer pela escada, pedir para eles andarem na piscina para se familiarizarem com meio aquático, percebendo a diferença do meio terrestre para meio aquático, que eles percebam a mudança de equilíbrio que ocorre dentro da água, pedir para eles fazerem movimento com os braços, pernas, fazer pequenas caminhadas, para se familiarizarem com o meio aquático – termina com 10 minutos relaxamento com música dentro da água, com música

- Segunda aula: 10 minutos de aquecimento fora da água - Começamos novamente com a adaptação ao meio líquido, através de brincadeiras como roda-roda (de mãos dadas eles brincam e na hora do “peixe é” procuram ficar submersos na água para se familiarizarem mais com água), brincadeira de pega-pega. Alguns exercícios de polichinelo frontal, movimentando pernas e braços - termina com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com