TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protesto

Tese: Protesto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Os protestos são manifestações de caráter publico e que vem ocorrendo em todo o Brasil desde o mês de junho. Pessoas mascaradas, com faixas vão às ruas reivindicarem seus direitos, em busca de melhoria nos setores públicos que estão precários como a saúde, a educação de baixa qualidade, as vias de circulação de pessoas, além de transportes automobilísticos sem infraestrutura adequada.

2 - A insatisfação dos brasileiros não é de hoje. Outras manifestações ocorreram, como por exemplo, “A noite das garrafadas” que foi um dos eventos que antecederam a retirada de D. Pedro I do governo e o “Movimento dos caras pintadas”, que ocorreram no início da década de 90. Elas consistiram em multidões de jovens que foram as ruas e recusaram a manifestar apoio ao presidente Collor, usando roupas e se pintando de preto e conseguiram resultados positivos como a retirada de Collor da presidência. Atualmente, as manifestações continuam atraindo jovens, entretanto, se propagaram mais via internet, pelas redes sociais, por vias de anônimo que não se identificam e

3 - O descontentamento da população tomou maiores proporções quando além do aumento da passagem, que aumentou R$0,20 em SP, as pessoas lembraram dos gastos excessivos para a realização da copa do mundo no Brasil, onde traria mais empregos para os brasileiros, melhorias em obras de mobilidade urbana mas gastaram muito com estádios e esqueceram do resto. E o resto é o que interessa.

Baixos salários, altos impostos, passagens cara, atletas sem patrocínios, salários excessivos dos parlamentares, pouco retorno, e principalmente corrupções, que estão sempre presentes e deixam clara a insatisfação generalizada pela maioria.

4 - A insatisfação dos manifestantes é notória quando se fala da corrupção. Os parlamentares tiram vantagens pessoais com o dinheiro público por meios de desvios. Esse dinheiro roubado causa vítimas indetermináveis visto que o dinheiro seria destinado à saúde, educação, transporte. Mas existem projetos de lei para diminuir ou acabar com a corrupção, como a ficha limpa e a proposta da lei PLS, que torna a corrupção como crime hediondo e sem anistia com pena de 4 a 12 anos de reclusão.

Enquanto a educação, o Brasil ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países. Apesar da aprovação dos royalties do pré-sal serem destinados à educação, isso não é suficiente. Para melhorar as escolas do país, é preciso enfrentar alguns interesses. O primeiro passo é superar as disputas políticas e ideológicas. Depois valorizar professores e funcionários, assim como aumentar o salário deles. Controle de merenda, de matérias escolares e de limpeza. E a fiscalização quanto ao ensino é fundamental para que o ensino básico seja de qualidade.

5 - Quanto à saúde, encontra se no Brasil um dos melhores sistemas de saúdes públicas no mundo. Os números de pacientes aumentaram, mas o número de médicos e estrutura de qualidade não acompanhou esse crescimento.

O problema não está na falta de profissionais, está na má distribuição dos médicos que se concentram nos centros urbanos e ausentes nos interiores e periferias. Está na má administração e distribuição de serviços e capitais. Os leitos insuficientes para atender os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com