TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servidores do Daerp cruzaram os braços durante em protesto

Artigo: Servidores do Daerp cruzaram os braços durante em protesto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Artigo  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

Funcionários da Prefeitura protestam contra demissões

iG Paulista - 20/09/2013 - 09h09 |

Guto Silveira | igpaulista@rac.com.br

Servidores do Daerp cruzaram os braços durante em protesto

Foto: Guto Silveira/AAN

Servidores do Daerp cruzaram os braços durante em protesto

Servidores do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) da unidade operacional da Rua Pernambuco fizeram uma manifestação que durou praticamente todo o dia desta quinta-feira (19).

Foi a primeira reação às medidas anunciadas na terça-feira pela prefeita Dárcy Vera (PSD) para reduzir os gastos da Prefeitura com salários e encargos sociais.

Como uma das medidas é a redução dos servidores que ocupam cargos em comissão, os funcionários da autarquia reivindicaram a demissão deles do local.

Logo pela manhã, às 7h, os funcionários nomeados foram convidados a se retirar do local, o que fizeram, e não retornaram mais.

O secretário da Administração e superintendente interino do Daerp Marco Antonio dos Santos foi ao local e se reuniu com servidores e diretores do Sindicato dos Servidores Municipais.

A pedido do secretário, o sindicato elaborou uma lista de possíveis substitutos para os que podem ser exonerados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores, Wagner Rodrigues, Marco Antônio pediu um prazo até as 14h30 de terça-feira para resolver a situação.

Até lá, segundo o sindicato, todos os ocupantes de cargos em comissão foram suspensos.

O Sindicato e os trabalhadores exigiram que os cargos de chefia fossem destinados a servidores efetivos (de carreira).

“O secretário de Governo, Osvaldo Ceoldo, apresentou um pacote de cortes de gastos, o pacote da maldade, alegando que a administração está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Então os servidores estão dando sua contribuição, queremos que as medidas de contenção de gastos comecem com a exoneração de todos os cargos comissionados da Prefeitura”, disse Rodrigues.

Ele ainda apontou que estes servidores custam mais de R$ 3 milhões por mês. “A saída destes forasteiros vai gerar a economia necessária para equilibrar as contas, se é que existe um desequilíbrio”, afirmou.

Comissão de Estudos

A simples aprovação de uma Comissão Especial de Estudos (CEE) para analisar as dívidas da Prefeitura já provocou polêmica e discussões entre vereadores da base de apoio da prefeita Dárcy Vera (PSD) e integrantes da oposição.

Isso porque opositores entenderam que a CEE pode servir apenas para justificar a situação financeira da Administração Municipal, responsabilizando gestões passadas. O requerimento da CEE foi feito pelo governista Walter Gomes (PR), que se recupera de uma cirurgia e não foi à sessão. Ele também convidou outros dois governistas –Bebé (PSD) e o líder do governa Câmara, Capela Novas (PPS)– para integrar a Comissão.

Agora os vereadores oposicionistas querem fazer parte dos estudos. Capela Novas disse não ver problemas e que basta aprovar uma emenda para aumentar o número de integrantes.

A discussão começou já no encaminhamento da votação, quando Ricardo Silva (PDT) lembrou que no início de seu mandato propôs uma CEE para estudar o número de servidores com cargos em comissão e terceirizados, mas não conseguiu aprovação.

“Essa comissão foi negada. Fiz requerimentos e conseguiu obter parte das informações. Mas agora a situação se escancara, com as notícias de jornais e a própria prefeita tomando medidas para reduzir os cargos”, disse.

Outro que lembrou ter tentado uma CEE negada (esta para analisar a situação do Daerp) foi o vereador Maurício Gasparini (PSDB).

“O vereador Walter Gomes propôs e abriu uma CEE do Daerp e também aceitou o pedido de vereadores da oposição para compor a Comissão. Espero que agora ele também aceite pelo menos um vereador da base oposicionista”, afirmou.

Outra que defendeu a participação da oposição foi a vereadora Gláucia Berenice (PSDB), assim como seu colega de partido Bertinho Scandiuzzi. É importante que na CEE tenha membros da oposição. Eu gostaria de participar”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com