TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo De Quioto

Artigos Científicos: Protocolo De Quioto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Protocolo de Quioto

O clima sempre mudou ao longo da história do mundo, mas de maneira natural onde o próprio sistema

climático da Terra se equilibrava. Era em que se acreditava.

Nas últimas duas décadas, as mudanças ocorridas no clima passaram a fazer parte da pauta de discussão entre alguns cientistas que concluíram que a influência sobre as mudanças climáticas não são exclusividade da natureza. A humanidade, a partir de seus diversos movimentos civilizatórios, tem provocado tais mudanças devido a sua relação com o meio ambiente. E tudo isso gerou uma série de preocupações para que fossem tomadas medidas cabíveis em relação à “saúde” do meio ambiente.

Em 1º de dezembro de 1997, em Quioto provavelmente foi realizado a maior reunião da Convenção sobre Mudança Climática. Nesta ocasião foi estabelecido o Protocolo de Quioto. Mas não foi possível encerrar todos os trabalhos nesta sessão e por isso a reunião do ano seguinte, ocorrida em Buenos Aires, incumbiu-se de tal tarefa além de conseguir o acordo para um plano de ação de que estabeleceria as regras do Protocolo e que seria a base para a reunião de 1999, em Bonn.

Nesta ocasião, acordos políticos foram alcançados em relação ás regras operacionais do Protocolo de Quioto no que se refere ao sistema de troca de emissões, á contagem de redução de emissões dos depósitos de carbono.

O Protocolo de Quioto, criado especificamente para tratar a redução das emissões de gases de efeito estufa, foi adotado por consenso na COP-3 com o objetivo de fortalecer a resposta da comunidade internacional á mudança á mudança climática e limitar os volumes de emissão de GHG para os países industrializados, responsabilizados pelo início da interferência humana no clima há 150 anos. O acordo determinou que os gases de efeito estufa, combinados em uma “cesta” única traduzida em “equivalentes de CO2”, deveriam atingir uma redução coletiva de 5% entre aqueles países, sendo que a base para este objetivo seriam os valores de emissão em 1990.

Esta redução seria obtida com os seguintes cortes, nos países mais industrializados:

• 8% na Suíça, na maioria dos países da Europa Central e do Leste Europeu e

na União Européia, que depois redistribuiria internamente este

percentual para os seus países membros;

• 7% nos Estados Unidos;

• 6% no Canadá, Hungria, Japão e Polônia.

Poderiam estabilizar suas emissões nos patamares base a Rússia, Nova Zelândia e Ucrânia, enquanto poderiam aumentar suas emissões a Noruega (1%), Austrália (8%) e Islândia (10%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com