TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia No Transito

Dissertações: Psicologia No Transito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade de aprendizagem: Psicologia do Trânsito

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UNISUL Virtual de Aprendizagem (EVA).

Leia atentamente o texto a seguir:

As questões relativas ao comportamento de risco dos motoristas são uma constante no nosso trânsito, principalmente entre os motociclistas que são o grupo com maior incidência de AT no país.

O documentário “Motoboys-Vida Loca”, com direção de Caito Ortiz, problematiza um fenômeno urbano no Brasil: transporte sobre duas rodas de mercadorias, documentos e pessoas; a situação de trabalho dos motoboys, motofretetistas, mototáxistas - mais especificadamente dos motoboys no trânsito de São Paulo.

O vídeo mostra a rotina do profissional do trânsito que e exerce um trabalho precário com baixa remuneração e riscos. O documentário também evidencia por meio dos relatos dos entrevistados, os seus valores, crenças e características de subjetividade e como isso está relacionado com a forma como eles dirigem e vivem a sua jornada de trabalho: cortando no meio dos carros em alta velocidade, como se relacionam com os demais participantes do trânsito etc. Tudo isso pode impactar em danos físicos e psicológicos que denominamos de Acidente de trânsito (AT).

Para resolver a presente Avaliação, assista a esse documentário. Você pode acessá-lo por meio do link indicado a seguir.

Ficha Técnica

Título: Motoboys - Vida Loca (documentário)

Direção: CAITO ORTIZ –ANO 2004

Tempo: 52’ minutos

Link: http://www.youtube.com/watch?v=dOElC25Yq4k

Com base nos estudos realizados nesta unidade de aprendizagem e também com base neste documentário “Motoboys – Vida Loca”, responda às questões que seguem. Você poderá responder a cada questão separadamente, ou, se preferir, elaborar um texto único contemplando os aspectos solicitados em cada item.

1. Liste as principais queixas manifestadas pelos motoboys ao se relacionarem com seu trabalho e com o macro ambiente de trabalho (trânsito). (2,0 pontos)

2.

As principais queixas é em relação à carga horária trabalhada, que na maioria das vezes são por volta de 16 horas diárias, a rotina acelerada para entregar as encomendas e honrar os compromissos com hora marcada os tornam vítimas da impiedade do tempo, vítimas do descuido alheio, pois na correria do dia a dia as pessoas não se respeitam, nem respeitam as motocicletas e o índice de roubos, muitos tem suas motos que é a sua ferramenta de trabalho roubadas.

3. Analise as situações de violência no trânsito presente nesse ambiente de trabalho e nas relações com os demais participantes do trânsito, mediante os quesitos apontados nos tópicos de estudo. (2,0 pontos)

Conflitos por motivos banais são rotina no trânsito e a violência é percebida a todo o momento. Através de agressões verbais, gestuais, fechadas ou buzinadas o comportamento agressivo de certos motoristas é um teste de paciência. A fúria e os excessos são gradativamente comuns, o abuso e o desrespeito às normas de trânsito, aos pedestres e aos outros motoristas se tornou algo corriqueiro, todos sofrem com as consequências desse tipo de violência, pois todos convivemos com o intenso fluxo de automóveis, motos, com a falta de planejamento urbano e da infraestrutura das cidades que torna o trânsito caótico tirando a segurança e expondo a vida.

4. Caracterize o perfil dos motoboys entrevistados pelo documentário, mediante os aspectos elencados por Rojas (1986) ao falar da subjetividade do homem contemporâneo que também se mostra no trânsito. (2,5 pontos)

O comportamento que o homem contemporâneo leva para o trânsito é influenciado por características marcantes presente no modo de vida de cada pessoa. As cidades, a sociedade, a falta de mobilidade, a frieza o anonimato e o excesso de estímulos alteram o cotidiano e o estilo de ser e de agir dos motoboys, tornando os na maioria das vezes imprudentes, sem muitos critérios ou valores. Estão interessados somente em correr contra o tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com