TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais características do Estado Absoluto

Ensaio: Quais são as principais características do Estado Absoluto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Ensaio  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais são as principais características do Estado Absoluto? Um Estado onde o governante tem poder total sobre seus súditos. Com leis muitas vezes injustas e cruéis, que só visão o benefício próprio. O poder não pode dividir-se e o soberano não está sujeito a nenhuma outra autoridade ou até mesmo às leis civis.

3) Em que o Estado Absoluto se distingue da sociedade medieval? O Estado Absoluto tinha uma centralização de poder, impostos, leis, exércitos. A sociedade medieval tinha uma descentralização dos poderes. Os ordenamentos políticos faziam as próprias leis e diversas fontes de lei, de direito.

4) Em que a doutrina do maquiavelismo se distingue da doutrina hobbesiana do

Estado Absoluto? Maquiavel parte do método histórico, diz que a sociedade tende ao conflito e que o príncipe deve ser um mediador com as razões de Estado. Hobbes parte do método das geometrias, de Platão. Também de que nada pode ser que a guerra e que o homem persegue o seu autointeresse.

5) O que são razões de Estado para Maquiavel? É o poder que o Estado tem e os indivíduos desconhecem. Assim o soberano pode agir da maneira que quiser, contráriando as leis que são impostas aos outros indivíduos. Essas razões deixam claro o absolutismo do poder do soberano, do Estado.

6) O que é o Estado de Natureza e o que o homem faz para sair dele, segundo Hobbes? O que ele ganha e o que ele perde? No Estado da Natureza não existem leis. Vive-se naturalmente e o homem faz o que é melhor para sí. O homem sai do Estado de natureza entregando seus direitos naturias. Perde sua liberdade, mas ganha segurança de propriedade.

7) Quais são as três principais teorias vistas em aula que visavam limitar o poder estatal? Teoria dos direitos naturais: o poder do Estado tem um limite externo. Além do direito positivo, cada indivíduo tem um direito natural. Teoria da separação dos poderes: o Estado tem limites internos. Existem duas teorias: concentrar o poder estatal em diversas pessoas ou que as funções estatais sejam atribuídas a órgãos distintos. Teoria das soberanias popular (democracia): Atribuir o poder a quem não pode por sua própria natureza abusar dele, ou seja, à vontade geral.

8) Quais são as três teorias sobre a justificação do poder tratadas por Bobbio? Teorias do fundamento teológico do poder: o poder do soberano deriva de Deus. Teorias do fundamento histórico do poder: o poder é resultado de determinados acontecimentos históricos ou de uma determinada direção histórica baseada em uma pessoa, classe, povo, etc. Teorias do fundamento voluntarista do poder: livre acordo dos homens que em certo momento histórico, decidiram a criação do Estado.

11) Qual a diferença entre a saída do estado de natureza em Hobbes e Locke?

Por que o segundo é considerado um pensador liberal enquanto o primeiro é

considerado um pensador absolutista? Hobbes tem como saída do estado de natureza a servidão no Estado e Locke a liberdade do Estado. Locke é considerado liberal porque considerava a passagem do estado de natureza para o estado civil não como uma transmutação completa, mas como uma espécie de integração que permitisse a instauração de um Estado que obtivesse os benfecícios da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com