TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual foi a revolução neolítica e quais são suas conseqüências para a formação das cidades e do meio ambiente?

Ensaio: Qual foi a revolução neolítica e quais são suas conseqüências para a formação das cidades e do meio ambiente?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Ensaio  •  1.973 Palavras (8 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 8

1 - O que foi a revolução do Neolítico e quais suas implicações na formação das cidades e no meio ambiente?

Entendemos como revolução do Neolítico o momento em que o homem tornando-se sedentário passa a cultivar a terra e criar animais para suprimento de suas necessidades. Ao conseguir estocar um excedente de produção os camponeses conseguem suprir uma comunidade de especialistas sendo possível a formação das primeiras cidades. As queimadas, as retiradas de madeira, e a expansão das áreas agricultáveis, destruíram florestas primárias, dando origem a savanas, e até desertos.

2 – Para o estabelecimento das cidades antigas, as características físicas ambientais eram fundamentais. Elas geralmente eram localizadas entre um rio e encostas montanhosas. Por quê?

Em função das duas necessidades primordiais das cidades que eram segurança e transporte as primeiras cidades geralmente eram estabelecidas entre um rio e encostas montanhosas. O rio fornecia além da água a forma mais ágil de transporte e as encostas montanhosas uma diminuição de fronteiras a serem defendidas.

3 - Roma foi a primeira cidade a atingir um milhão de habitantes na história das cidades. Quais os problemas urbanos e ambientais ameaçavam a população Romana e destes problemas, quais ainda podemos encontrar em nossas cidades contemporâneas com porte equivalente?

Dentre os diversos problemas enfrentados pela cidade de Roma, podia-se observar a superpopulação, a falta de higiene, a poluição e o desemprego. Todos os problemas encontrados em Roma persistem até os dias de hoje nas cidades contemporâneas.

4 – Na Europa, as populações urbanas cresceram vertiginosamente no Século XIX, em 1810, Londres se tornou a segunda cidade a possuir mais de um milhão de habitantes. Nessa época a Europa começou a reagir contra a densidade populacional, pois em meados de 1830 começou a ser atingida por epidemias como a da cólera e do tifo. Quais medidas foram adotadas na época, em função da densidade populacional e o que isso implicou para as cidades?

Nas antigas cidades européias, onde não havia riscos bélicos, as muralhas das cidades forram derrubadas e gradualmente as cidades começaram a se expandir. Em Paris uma completa reformulação da cidade foi feita, na qual, bairros contaminados pelas epidemias foram completamente demolidos erguendo novas edificações, limpou o entorno das edificações antigas e significativas, e por fim criou largas avenidas arborizadas, favorecendo além da circulação, a ventilação e insolação.

5 - Em 1854, O filósofo americano Henry David Thoreau, publicou “A vida nos |Bosques”. Nesta obra ele relata as transformações observadas nas florestas nas imediações da cidade de Concord Estado de Massachusets – EUA, ao longo da revolução Industrial. Considerando ambos os filmes assistidos, Qual a relação destas transformações observadas por Thoreau e as cidades americanas da época?

A rápida transformação local, que ocasionou na diminuição considerável da área de florestas primárias se deu pela rápida expansão das cidades americanas que à época utilizavam a madeira como a principal matéria prima utilizada nas construções e pela construção das ferrovias que além de utilizar a madeira para seus dormentes, passaram a escoar produtos diversos para outras localidades com maior fluidez e velocidade, dentre eles a madeira.

6 – Em 1906 restavam 4.000 cervos na reserva do Grand Cannion nos EUA. O Comitê de Pesquisas Biológicas, na intenção de preservá-los, recebeu ordens de matar os seus predadores locais, tais como lobos, pumas e coiotes. Em 1924, recontados, a população de cervos eram de mais de 100.000 indivíduos, No ano seguinte os cervos começaram a morrer de fome e em 1934 haviam restado apenas 10.000 cervos. Esse fato nos revela um desequilíbrio ambiental provocado pelo homem. Explique-o. Considerando que nós humanos estamos no topo da cadeia alimentar, portanto sem predadores, podemos comparar esse evento à situação da humanidade frente ao meio ambiente na atualidade? Explique a comparação.

Os animais se encontravam em equilíbrio dentro do meio ambiente disponível (ecossistema), no momento em que, com o extermínio de pumas e coiotes (predadores naturais dos cervos), a cadeia alimentar foi alterada e a população de cervos aumentou além do sustentável para o local, provocando a escassez de alimentos, e os animais morreram. O aumento da estimativa de vida da população humana, a falta de predadores para controle natural da espécie, causa exatamente a situação observada na “Reserva do Grand Cannion” onde temos um aumento populacional e uma quantidade de recursos naturais, limitada (planeta). Podemos através deste caso, entendermos, o caminho que vem sendo trilhado pela humanidade e o fim a ela destinado caso continue a reproduzir esse modelo de desenvolvimento.

7 – Quais as conseqüências da revolução industrial ao meio ambiente e às cidades. Como se deu o processo de crescimento das cidades durante a revolução industrial? Qual foi e Como foi a mudança do modelo econômico observado a partir da revolução industrial?

Com a Revolução industrial, máquinas invadiram a zona rural, diminuiu sensivelmente demanda de mão de obra. Já nas cidades, estas mais industrializadas e com aumento do consumo, a oferta de empregos era bem maior, o que ocasionou uma migração do campo para a cidade, fenômeno que chamamos de êxodo rural. Esse fluxo de camponeses dentre outros fatores, causou a expansão das cidades ao longo do Séc XIX, sobrecarregando a infra-estrutura urbana existente. Nessa época a produção antes artesanal e morosa, tinha como resultado produtos caros e consequentemente, inacessíveis à grande parte da população. Essa produção se transformou em uma produção em massa, industrializada e dinâmica, e o modelo econômico também se modificou, passou a se exigir muito mais matéria prima para alimentar a rápida produção, os custos baixaram e consequentemente o consumo aumentou, tudo isso sobrecarregando a produção de matéria prima, que não tinha mais o tempo hábil de se refazer, consequentemente, isso causou a extensão das áreas cultiváveis. Outro fator foi a rápida expansão das cidades atendidas pelo comércio, considerando o avanço nos transportes dado principalmente pela ferrovia. Todo esse panorama favorecia ao aumento do consumo pela população e o aumento da população de consumidores.

8 – O aquecimento global é sem dúvida a ameaça mais séria ao equilíbrio ambiental do planeta. O que tem provocado o aquecimento global? Exemplifique citando algumas das contribuições oriundas das cidades para o aquecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com