TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Texto A forma e o Tempo A História da Cidade e do Urbano

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO: RODRIGO RABELO LISBOA

DISCIPLINA: GEOGRAFIA URBANA

RESUMO DO TEXTO: SANTOS, Milton. “A forma e o tempo: a história da Cidade e do Urbano”. In: Espaço-Técnica-Tempo. São Paulo: Hucitec, 1994, pp. 68-80.

        Milton Santos apresenta neste capítulo uma opinião muito importante sobre o tempo e a forma de urbanização e seus problemas metodológicos. No passado, os estudos na geografia urbana não podiam se iniciar sem uma alusão à história da cidade e nos dias de hoje autor lamenta que isso não é mais frequente. A cidade, que é o particular, concreto e interno e o urbano que é o geral, abstrato e externo, vem sendo fundidos, por isso, na realidade, existem histórias de ambos. No conceito urbano, estão a divisão do trabalho e os empregos, na cidade, o transporte e o urbanismo. Os conjuntos dessas e outras histórias, é a chamada teoria da urbanização, cidade e ideologias urbanas. O estudo da cidade necessita articular o conceito do espaço.

        É preciso dominar o que entendemos como espaço e a divisão do tempo. Sendo uma totalidade, a cidade é ao mesmo tempo uma região e um lugar, por dispor de um movimento combinado. A história da cidade se dá através da face urbana que ela incorpora ou deixa de incorporar.

        O autor diz que “Neste fim de século, parece haver acordo entre as mentes para considerar que a ciência e a tecnologia são um dado fundamental da vida humana” de fato. As atividades modernas na cidade e no campo exigem novas tecnologias e adaptações do território, logicamente, muito mais na cidade que no campo e é notável essa disparidade. Na cidade, as novas tecnologias vão se tornando cada vez mais exclusivas daqueles que tem um poder para usufrui-las. Quanto mais os países crescem e se modernizam, mais as metrópoles associam lógicas externas e internas, onde na aglomeração pós-iluminista, a lei do novo também é a da conformidade e do conformismo. Após a 2ª Guerra Mundial, alguns fatores ajudaram a iniciar um conflito, como a troca do capitalismo comercial pelo monopolista. A cidade, na sua totalidade, sobrepõe-se a nova cidade moderna e seletiva.

        A rigidez da metrópole é responsável pelo crescimento tamanho da aérea urbana. A cidade, com toda a sua agressividade urbana e diferença sociais e culturais, se liga entre si pelas ruas, serviços, comércios e áreas construídas. Há uma flexibilidade que permite que todo tipo de capital seja trabalhado. O planejamento urbano é fundamental para a organização de toda essa manobra complexa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com