TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quanto Custa Pagar Tributos?

Pesquisas Acadêmicas: Quanto Custa Pagar Tributos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  419 Visualizações

O particular artigo refere-se ao questionamento de, economicamente e socialmente, quanto custa pagar tributos nos dias atuais. Direcionado a um público voltado para área empresarial, gestor, contábil e administrativa. Á luz de ideias de Cedric Sandford, principal pesquisador do Custo de Conformidade, aprofunda e realiza pesquisas voltadas para esse assunto.

Custos de Conformidade são os custos de alocação de recursos para o cumprimento das determinações legais tributárias pelos contribuintes, como declarações relativas a impostos, inclusões e exclusões realizadas por determinações das normas tributárias, atendimento a fiscalizações, e afins.

Para Sandford, os Custos de Tributos possuem subdivisões que se classificam em: os custos de distorção (refere-se às mudanças comportamentais da economia em virtude da existência de tributos), os custos dos impostos, e o custo operacional, sendo o último o tema relevante para a atual pesquisa. O Custo Operacional possui dois tipos de recursos: Os Custos Administrativos, os quais representam os recursos do poder público e são destinados a legislar, arrecadar, controlar e julgar as questões relativas aos tributos; e os Custos de Conformidade na tributação, que abrangem as pessoas físicas e jurídicas que têm de cumprir suas obrigações fiscais com o poder público. O Custo de Conformidade é divido em três categorias: monetárias, temporais, psicológicos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com