TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Que Imagens Sobre a Juventude se Visibiliza e se Divulga

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Que imagens sobre a juventude se visibiliza e se divulga

Marcell da Silva - IFSUL- Campus Charqueadas

Imagem 1

[pic 1]

https://medium.com/revistatorta/nas-redes-sociais-a-milit%C3%A2ncia-%C3%A9-status-9f74440fa739 

Olhando essa foto me traz a sensação de uma juventude online, ligada e virtualmente conectada. E lendo o texto Juventude como espírito do tempo, consigo relacionar também a ideia que se passa atualmente, de saber manusear as tecnologias é um processo de “ser jovem”. As redes sociais estão aí para nos apresentar os influencers (influenciadores digitais)e youtubers, jovens ou pessoas jovens que têm o intuito de influenciar pessoas sobre uma questão, produto ou comportamento.

Acredito que a internet faça parte da re-exitência da juventude atual, a militância da internet é uma pouco diferente das lutas da juventude dos anos 60, porém, muitos dos problemas enfrentado hoje em dia vem da disseminação em massa das famosas fake news, assim, a disseminação de notícias verdadeiras em feeds ou stories acaba sendo uma ferramenta importante da juventude.

Muitas páginas de militâncias no Instagram, Facebook e Twitter foram criadas ou são administradas por jovens que querem levar a informação aos mais remotos locais, além de incentivar a busca por informações relevantes dos mais variados temas. Vou citar três páginas do Instagram que são organizadas por colunistas jovens, que repassam informações sobre política, economia, justiça, saúde, inclusão, racismo entre outros.

Mundo Negro

  [pic 2]

Midia Ninja

[pic 3]

Quebrando o Tabu

[pic 4]

Imagem 2

[pic 5]

https://mundonegro.inf.br/atitude-suspeita-dois-pms-apontam-armas-para-apresentador-spartakus-que-so-estava-parado-mexendo-celular/

Imagem 3

[pic 6]

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54452328

A segunda e a terceira imagem relaciono com o Eixo B - Diversidade e gênero, mais especificamente com texto Racismo e extermínio da juventude negra.

São duas imagens com finais diferente, porém com um modus operandi da polícia brasileira, que nos mostra que o jovem negro será sempre suspeito independente do que esteja fazendo, e matar um jovem negro é algo muito comum nos dias de hoje.

Em ambas as fotos me gera uma sensação de medo, insegurança e injustiça. Sou de família negra por parte de pai, e carrego a cor de meus ancestrais e toda vez que vejo situações assim me passa na cabeça que poderia ter sido eu.

O racismo no Brasil é algo tão grave que não nos damos conta que nossa juventude sofre diariamente e que estamos naturalizando situações racistas, como quando um segurança persegue pelos corredores de shopping ou supermercado jovens negros, só pela cor da pele, ou quando as abordagens da polícia em sua maioria é com “suspeitos negros”.

A segunda imagem que trouxe é do apresentador da MTV Spartakus Santiago, que foi abordado pela polícia com a arma apontada para ele, enquanto mexia em seu celular, pois ele estava com atitude suspeita. E qual era a atitude suspeita? Ser negro. Embora ele seja um dos youtubers negros mais conhecidos do pais e com uma boa condição financeira, isso não faz diferença quando o assunto é racismo.

A terceira imagem é do jovem engenheiro gaúcho Gustavo Amaral, que estava indo para o trabalho quando em uma barreira policial foi alvejado pela policia ao ser confundido com os bandidos, cabe lembrar que ele era o único negro do carro. O policial alegou que confundiu ele com um bandido e achou que o celular que ele tinha na mão fosse uma arma. Para indignação maior, a polícia civil do estado aceitou a alegação do policial de “legítima defesa imaginária”. Penso que uma vida foi ceifada por um ato absurdo, por despreparo de uma polícia mal treinada e que além de tudo tenta encobrir atos como esse. Sempre me pergunto, e se fosse um engenheiro branco?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com