TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juventude e Adolescência: breves reflexões

Tese: Juventude e Adolescência: breves reflexões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Tese  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Cada dia mais os governantes estão voltando os olhos na juventude. Pois deixaram de julgar os jovens de uma formas prejudicial e voltou os olhos as qualidade do jovem. Sendo visto que os jovens bem educados com faculdade bom emprego e empregados. Isso e quer dizer economia mais forte e estavel para Cidade, Estado e Pais. Pois os jovens não da gasto ao cofres publicos, em sim gira a economia pois a tendencia e que cada vez mais os jovens sejam mais consumista e com os jovens consumindo e bem empregados e riquezas acumulada ao governo. E não podemos esquescer que jovens não tende a necessitar do serviço publico como SUS, Bolsas Beneficios (Familia, creche, gaz e etc).

Juventude e Adolescência: breves reflexões

Deve-se inicialmente elucidar que a fase de vida que costumamos chamar de adolescência não se dá da mesma forma em todas as sociedades, fazendo com que seu começo, meio e fim estejam atrelados necessariamente ao ambiente social em que esta se manifesta.

Tal fato implica de imediato duas considerações: a- que o adolescente não parece ser “universalmente” o mesmo; b- que “ser jovem” não significa estar condicionado necessariamente a uma idade específica, geralmente oscilando na faixa etária adolescência, já que o final da mesma está cada vez mais difícil de se identificar por ser tal fato característico de cada sociedade.

Como exemplo pode-se citar o enfoque apresentado pela UNESCO, que aponta a adolescência como o grupo de idade entre 15 e 25 anos. Já no enfoque psicanalista, através dos estudos de Erikson sobre os oito estágios do desenvolvimento humano, a adolescência vai dos 13 aos 18 anos. No enfoque médico, a adolescência dura geralmente dos 12 aos 20 anos de idade, iniciada pelo fenômeno universal da “puberdade” (ORSINI, 1977).

Assim, a transição entre uma criança e um adulto em determinadas sociedades pode ter como duração apenas poucos dias, configurada através de um único ritual de passagem, como por exemplo estar apto à caça, à guerra ou ainda realizar alguma prova de força (SETIAN et al, 1979).

Já nas sociedades tidas como complexas, costuma-se promover uma prolongada adolescência com duração de muitos anos (muitas vezes nem se precisando bem o final), podendo consequentemente levar a uma certa “descontinuidade” nos papéis sociais durante tal fase. Nesse sentido, Rodrigues (1986) defende que a adolescência corresponde a uma categoria cujo conteúdo é ele mesmo visto como ambíguo, já que o adolescente é aquele que não é mais criança, mas ainda não é adulto, num estado que o autor classifica como sendo ‘intersticial’, com uma certa descontinuidade pela indefinição de papéis.

“Teen”, adolescente, jovem, pré-adulto: defende-se aqui tais elementos como sinônimos, onde a duração, a forma, as situações como são abordados variam intensamente de uma sociedade para outra e até mesmo dentro de uma própria sociedade.

Lazer e Educação em Osasco

Na cidade de Osasco tem varios projetos em andamento referente ao educação e lazer da juventude, sendo que a cidade por ser uma das cidades mais desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com