TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario Serviço Social

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

1 - COMO O AUTOR EXPLICA A CONTEMPORANEIDADe e a crise?

O Contemporâneio é, sobretudo, a crise. Não no sentido econômico, mas no sentido cultural e filosófico. E, mesmo assim, não no sentido do sofrimento que toda idenfinição nos traz, mas no sentido de que estamos num, momento de julgamento, de decisão, de opções, de retomada, de reencaminhamento de nossas vidas, enquanto povo e humanidade.

Quem melhor expressou: o que seja uma CRISE nesse sentido foi provavelmente "Walter Benjamin", quando diz que ela é um momento em que os valores estabelecidos já não resolvem os problemas nem trazem a necessária segurança à caminhada, ao mesmo tempo em que os valores novos não se firmaram ainda, suficientemente, não produziriam ainda resultados claros e, por isso , não podem trazer uma nova segurança no caminho.

O que é verdadeiro é que as circunstâncias são importantes como princípios e que mudadas as circunstâncias de vida do homem, os valores se reorganizam em nova escala.

2 - QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA CRISE?

A Nova Crise- A última grande crise do tipo que vivemos hoje, ocorreu no RENASCIMENTO. A IDADE MÉDIA é compacta e forte, todos conhecem os caminhos do céu e do inferno e os questionamento são poucos. Mas, aos poucos, se desfaz a segurança ( científico) de interpretação da realidade, as descobertas, o novo modo de vida criam um novo tempo, uma nova sociedade.

Põe-se em xeque a maior força que existe, a IGREJA, a própria volta ao passado aos modelos pagãos, acentua a mudança. E as novas idéias, o novo modo de viver, ainda questionados pelas Instituições, buscam converter-se em novas estruturas, objetivando-se, impondo-se a todos como senso comum. Organiza-se uma nova globalidade: coloca-se outro centro para o desenvolvimento humano, o próprio HOMEM.

3 - QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DO PLANEJAMENTO À SITUAÇÃO DA CRISE?

O Planejamento, quando surge como um processo de teorização, está antes desta crise. Por isso ele se incorpora a todo o processo de "desenvolvimento" que nos cem do Renascimento. Isto explica, também por que é tão criticado o planejamento em nosso meio, tanto que até há alguns anos, a bibliografia boa existente sobre planejamento não era para mostrar como se faz, mas para caracterizar seus perigos como mais uma forma de dominação do povo, o que, certamente, era e continua sendo real.

No planejamento, aparecem três grandes linhas: o gerenciamento da qualidade total, o planejamento estratégico e o planejamento participativo que se somam  ao planejamento operacional consagrado , burocrático, sem perspectivas e muito utilizado ainda. Estas três linhas organizam-se ao redor de três conceitos básicos nesta crise, os três necessariamente ambíguos pela situação que vivemos.

4- CARACTERIZE OS 3 TIPOS DE PLANEJAMENTO APRESENTADOS PELO AUTOS.

A- GERENIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL

É o que mais dá continuidade ao  desenvolvimento processado nos  últimos tempos e neste sentido é a que mais apresenta um caráter conservados, uma vez que todas as mudanças que propões são para aperfeiçoar o processo de produção do período  tipicamente industrial e do caracterizadamente  pós-industrial. Parte da premissa de que o mundo é um processo econômico.

Embora considere a visão estratégica de planejamento, este modelo limita a "missão" de tal maneira que bem se pode dizer que é apenas planejamento operacional : os fins estão estabelecidos e são intocáveis limita-se , então , aos meios.

- Não inclui;

-Tem como horizonte o lucro;

-Mantém esquemas hierárquicos;

O poder é paternalista.

B - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Este planejamento abre espaço para se pensar a Missão da empresa, da instituição ou do governo, de uma maneira mais próxima ou mais distante de seu produto específico, é maior ou menor. Isto deriva às vezes das características próprias do setor em que se insere o que se planeja, mas também decorre das perspectivas mais ou menos sociais de quem considera a questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com