TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario politica social

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  1.350 Visualizações

Página 1 de 7

Perguntas e respostas -  Política social I –

  1. Como resultado de um processo  histórico e politico é possível alcançar o estado de bem estar social, quando a prioridade é a autonomia e individualidade?

R-    Não, o  Estado de bem estar social que deveria ter sido garantido pelo estado, mas que com a prioridade do desenvolvimento econômico do pais nunca foi alcançado, teve com o neoliberalismo um agravamento, pois promoveu o Estado mínimo, em que os direitos sociais deveriam ser minimizado priorização  em favor da coletividade, principalmente as propriedades privadas gerando  uma priorização em lucros para o capital e uma alienação para a sociedade    Essa alienação provocou na sociedade uma perda de sua liberdade, e uma sujeição aos encantos dos produtos oferecidos pelo mercado capitalista. O Estado de bem estar social só poderia ser alcançado se houvesse inversão de valores  do ter para ser alguém, para ser alguém para ter.

  1. Como a população deve agir para que seus  direitos sejam respeitados e para que o bem comum seja uma realidade.

R-       A sociedade civil deveria com organização, usar a democracia que estamos vivendo, para participar das decisões que nos dizem respeito, mas para que possamos fazer diferença será necessário buscarmos conhecer a realidade que estamos vivendo, como resultado de um processo histórico e politico, e rompermos com a alienação que hoje faz parte da nossa sociedade.

  1. Será que a sociedade capitalista poderá ser transformada em uma sociedade justa para todos?

R-       Como sabemos o homem é capaz de transformar e ser transformado, com esse principio, temos que acreditar que isso é possível a longo prazo, com muita luta, determinação, organização, e com o Estado e a sociedade lutando pelos mesmo interesse                                                                                             Outra possibilidade e da organização da sociedade civil, independente totalmente do Estado.ca do conhecimento

  1. Basta conhecer para que a mudança ocorra?Porque?

R-      Näo,  é necessário a busca do conhecimento para que possamos compreender essa        realidade social  em seu contexto histórico e econômico, e a superação das dificuldades que ela apresenta.

Esse conhecimento faz com que a alienação seja rompida, e a necessidade de uma participação politica entre a sociedade civil e as classe dominantes, para juntos buscarem uma maior igualdade, equidade e justiça social, ou mesmo uma mobilização da sociedade civil para a busca de um objetivo comum.

  1. O modo de produção capitalista e o consumo exagerado podem ser superado?Como?

R-       Sim, com a organização da sociedade civil, consciente, conhecedora de sua realidade superando esse capitalismo cruel que vivemos hoje em nossa sociedade.

A busca de projetos que visam não só o desenvolvimento econômico, mas também o desenvolvimento social, uma democracia para todos,  tanto na esfera politica  como econômica, em que  os direitos sejam  ampliados para todos.

  1. As políticas públicas são aplicadas de acordo com a Const.federal?Explique.

R-    Sim, as politicas publicas que tem como objetivo promover o bem comum da sociedade, atuando em diversas áreas como a saúde, educação, etc., e a partir do momento que há uma definição das prioridades da sociedade, e estabelece-se o planejamento, resultando em acoes politicas exprerssas em leis, decretos, etc., para cumprir, ou efetivar os direitos que estão na Const.Federal.

Porém na hora de transformar essas leis em acoes/atos, as dificuldades começam a aparecer, pois tanto na utilização do modelo descentralizado, como no centralizado ( + burocrático), há desvio de verba, o que acarreta num resultado negativo na efetivação  dessas politicas publicas.

  1. As políticas públicas sociais funcionam no Brasil? O que falta?

R-      Nos papeis funcionam, como o SUS – Sistema Único de Saúde, bem elaborado, com meio e metas estabelecidos, porém na prática ineficiente, assim como muitas outras politicas.

Falta à sociedade conhecer seus direitos para assim o buscarem; fala fiscalização no controle das verbas que são transferidas para Estado/Município, para a diminuição de desvios, das corrupcoes que ocorrem, para que essas verbas sejam utilizadas para o objetivo pelo qual  foi destinada.

Há também a necessidade de desburocratizar os órgãos públicos.

  1. Indique  possibilidades que revertam os aspectos destrutivos do capitalismo globalizado.

R-    Marx diz que o homem  é o único ser social capaz de intervir, transformar a natureza, ao mesmo tempo que é transformado, sendo assim, a sociedade civil pode através de movimentos organizados, exigir do governo mudanças radicais, usando o que foi positivo no capitalismo, mas criando politicas quen beneficiem tanto o desenvolvimento econômico(atinge um pequena parcela da sociedade), mas também o desenvolvimento social, para que assim a sociedade como um todo seja beneficiada.

E näo é só isso, mas uma sociedade civil unida tem poder de mobilização, poder de buscarem soluções para saírem dessa crise.

  1. Faҁa uma sugestão para que as avaliações das políticas públicas, possibilitem melhor atendimento para a população.

R-    As avaliações que säo atividades relacionadas a analise de planejamento, à execução  e avaliação das politicas publicas estabelecidas pelo governo, e podendo ocorrer tanto na esfera federal, estadual e municipal, em como essas acoes estão prestando serviços à sociedade.

Quando estas näo estão suprindo a  necessidade ou atingindo suas metas, há a necessidade desse gestor inovar as politicas existentes, definir novas estratégias para atingir assim um resultado satisfatório para os problemas que essas politicas venham atender; ressaltando que a sociedade deve participar de fóruns, em que as acoes politicas serão definidas e assim estabelecidas no PPA (Plano Plurianual), para atingirem os problemas das áreas mais vulneráveis dessa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com