TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário

Ensaios: Questionário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 3

4 - Os estudos de poder e dominação são fundamentais na sociologia de Max Weber. O autor definiu três tipos puros de dominação chamando atenção para questões que garantem autoridade legítima, válidas em diferentes contextos históricos. Assim sendo, com relação à dominação racional legal, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a. A dominação racional legal legitima-se na validade do estatuto legal, da lei burocraticamente instituída.

b. A dominação racional legal pode ser definida como a crença no poder de mando sagrado ou herdado do passado.

c. As qualidades excepcionais de um líder definem a dominação racional-legal.

d. A burocracia moderna só atrapalha a dominação racional legal, cuja legitimidade deve ser buscada no poder dos proprietários dos meios de produção.

e. A dominação racional legal é equivalente à dominação tradicional.

5 - De acordo com o pensamento de Karl Marx, o conceito de "mais valia":

Escolha uma:

a. Explica como os proprietários dos meios de produção se apropriam das horas não pagas ao trabalhador, obtendo maior excedente no processo de produção das mercadorias.

b. Consiste nas horas extras trabalhadas após o horário contratado, que não são pagas ao trabalhador pelos proprietários dos meios de produção.

c. Explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.

d. É a garantia de que o trabalhador receberá o valor real do que produziu durante a jornada de trabalho.

e. Define que as horas extras trabalhadas após o expediente constituem-se na essência do processo de produção de excedentes e da apropriação das mercadorias pelo proprietário dos meios de produção.

6 - A charge a seguir busca ilustrar o impacto causado pela última crise econômica internacional (2008-2009) no mercado financeiro:

(http://mariodemori.blogspot.com/2009/06/crise-financeira-duracao-e-impacto-no.html; acesso em 31 de janeiro de 2011).

Se tomarmos como referência a lógica proposta por Karl Marx, além do fato, essa foto também revela:

Escolha uma:

a. A capacidade de organização do operariado.

b. A esperança de um futuro melhor para negros.

c. A possibilidade de ascensão social universal.

d. As contradições do sistema capitalista.

e. O consumismo de determinadas classes sociais.

7 - Max Weber, teórico cujos conhecimentos continuam básicos para a Sociologia, procurou conhecer e explicar a estrutura de dominação política e econômica da sociedade capitalista moderna. Considerando o enunciado e as conclusões da sociologia weberiana, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Para Weber, os interesses coletivos estão acima dos interesses particulares, portanto, é possível transformar a realidade social por meio da acentuada divisão social do trabalho, já que esta produz a solidariedade orgânica e ainda possui o Direito Penal que, com suas sanções repressivas, pode normalizar a sociedade nos momentos de crise.

b. De acordo com o autor, a divisão do trabalho capitalista expressa modos de segmentação da sociedade que levam os indivíduos a ocuparem posições desiguais, gerando antagonismos de classes. Assim, a classe explorada, que no capitalismo é a classe operária, seria a única capaz de realizar a mudança da sociedade capitalista para uma sociedade menos desigual.

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com