TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Contabilidade Unidade I

Trabalho Escolar: Questionário Contabilidade Unidade I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  5.962 Visualizações

Página 1 de 9

• Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

A Srta. Mônica Pinho é uma empresária do setor têxtil. Estilista de formação, Mônica criou uma grife de roupas infantis e lentamente essa marca está sendo cada vez mais valorizada. Este ano recebeu até um prêmio durante a semana de moda em Milão. Recentemente, teve uma ideia de fazer roupas profissionais para meninos e meninas, idênticas às que os adultos usam, e para costurar estas roupas precisou de uma máquina de costura especial. Para comprar a máquina, fez um financiamento no Banco Exempel S.A. para pagar em três anos. Esta dívida da Mônica:

Resposta Selecionada: c.

Fará parte do passivo.

Respostas: a.

Fará parte do patrimônio líquido.

b.

Fará parte do ativo.

c.

Fará parte do passivo.

d.

Não fará parte do patrimônio da empresa.

e.

Somente fará parte do ativo quando o financiamento for completamente pago.

Feedback da resposta: A máquina de costura que a Mônica comprou, financiada por um banco, fará parte do passivo da empresa. Quando a Mônica financiou esse bem, que será muito útil para o sucesso da empresa, assumiu uma dívida. Como essa dívida é com terceiros, deve ser relatada no passivo.

Quanto à alternativa E, a máquina propriamente dita será considerada um ativo assim que chegar à empresa e não somente depois de ser completamente paga.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

A estrutura do balanço patrimonial, no Brasil é definida pela lei 6.404/76, modificada posteriormente pelas leis 11.638/07 e 11.941/09. É composto pelo ativo, passivo e patrimônio líquido. A ordem obrigatória com que esses elementos são apresentados é a seguinte:

Resposta Selecionada: d.

O ativo é apresentado do lado esquerdo do quadro, representando os bens e direitos.

Respostas: a.

O passivo é apresentado no lado esquerdo do quadro, representando os direitos e bens.

b.

O ativo é apresentado do lado direito do quadro, representando as obrigações.

c.

O patrimônio liquido é apresentado do lado direito do quadro, representando as obrigações com terceiros.

d.

O ativo é apresentado do lado esquerdo do quadro, representando os bens e direitos.

e.

A ordem com que os ativos, passivos e obrigações da empresa são apresentados depende do ramo de negócio em que a empresa atua.

Feedback da resposta: Entende-se que o balanço patrimonial apresenta, do seu lado esquerdo, o ativo, ou seja, os bens e direitos da empresa. Do lado direito, o passivo, que são as obrigações com terceiros, em geral, como fornecedores, banqueiros e funcionários, o patrimônio líquido, e as obrigações com terceiros específicos.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

As normas contábeis brasileiras foram convergidas às normas internacionais de contabilidade. Isso significou algumas mudanças significativas, como a não obrigatoriedade de publicação das Demonstrações de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) em prol da Demonstração do Fluxo de Caixa, entre outras. Quais foram as leis que realizaram estas mudanças no arcabouço jurídico brasileiro?

Resposta Selecionada: d.

11.638/07 e 11.941/09.

Respostas: a.

11.604/09 e 11.638/08.

b.

11.638/07 e 11.941/08.

c.

11.941/08 e 11.604/09

d.

11.638/07 e 11.941/09.

e.

11.604/09 e 11.638/07

Feedback da resposta: Com o processo de convergência contábil internacional, a partir das leis 11.638/07 e 11.941/09, a DOAR foi extinta em prol da demonstração do fluxo de caixa, considerada mais adequada para os usuários externos.

• Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

O animado ator, produtor de cinema e galã de novelas Leonel Barbarão disse, durante uma entrevista a um talk show (programa de entrevistas) matinal, que ainda não sabe se o seu último filme deu lucro e muito menos se vai ficar rico por causa do estrondoso sucesso deste filme, que tem levado milhares de fãs aos cinemas, mas que seu contador ajudou a evitar um monte de despesas durante as gravações do filme. Por esta declaração é possível constatar que a contabilidade:

Resposta Selecionada: c.

Não serve apenas para acumular dados, mas também para formar e analisar informações.

Respostas: a.

Não serve para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com