TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário SIC - Padoveze

Por:   •  14/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  2.439 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES:

1. Discorra sobre a visão do SIC como componente do Sistema de Informação da Empresa. Apresentando as suas causas e efeitos.

O Sistema de Informação Contábil será o encarregado do registro de todas as ocorrências realizadas pela empresa, organizando-as de acordo com as necessidades dos interessados nas informações elaboradas através dele. Para Padoveze (2004:143) “o Sistema de Informação Contábil ou Sistema de Informação de Controladoria são os meios que o contador geral, o contador gerencial ou o controller utilizarão para efetivar a contabilidade e a informação contábil dentro da organização, para que a contabilidade seja utilizada em toda a sua plenitude”. Isto tudo deverá ser realizado dentro do enfoque sistêmico, visualizado a empresa de cima para incluir tudo o que interfere no negócio da empresa e vice versa, tudo aquilo que a empresa influencia para aqueles que têm alguma ligação direta ou indireta com ela. Esta organização, através do sistema, tem objetivos a serem alcançados, conforme RICCIO apud Padoveze (2004:146) descreve que “Assim, com base nas diversas proposições examinadas, podemos resumir os objetivos de um Sistema de Informação Contábil como sendo: 1- Prover informações monetárias e não monetárias, destinadas às atividades e decisões dos níveis Operacional, Tático e Estratégico da empresa, e também para usuários externos à ela. 2- Constituir-se na peça fundamental do Sistema de informação Gerencial da Empresa.”

2. Discorra sobre os conceitos de transação e de globalidade inerente à teoria geral dos sistemas.

O primeiro se refere à interação simultânea e interdependente entre os componentes de um sistema e o segundo diz que um sistema constitui um todo técnico, dessa forma, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto.

3. Explique sobre os parâmetros para tomada de decisão quanto às informações trabalhadas pelos SIC.

4. O lançamento contábil é o veículo da Ciências Contábeis, deve atender às funções teóricas da Informação Contábil. Por quê? Explique.

Padoveze (2004) afirma que todo sistema de acumulação contábil começa com o lançamento. O lançamento é feito por meio do Método das Partidas Dobradas e a acumulação das informações se dá nas contas contábeis. Deve este atender as funções teóricas da informação contábil que são: teoria da mensuração, teoria da informação e teoria da decisão. Deve registrar o fato econômica de forma exata, informar o valor monetário da evento, possibilitar que a organização possa alcançar seus objetivos pelo uso eficiente da informação que foi gerada, e também, deve ajudar a gestão na solução de problemas e tomada de decisão.

5. Discorra sobre a natureza dos fluxos de informação na perspectiva da gestão dos negócios.

As informações de maior foco para a gestão de negócios são aquelas ligadas à vida econômico-financeira da empresa e às necessidades de avaliação de desempenho dos administradores internos. O intuito ao analisar essas informações é a base de planejamento e controle financeiro e avaliação de desempenho dos negócios. São bases de informações os sistemas de custos, orçamento, planejamento de caixa entre outros que dão suporte à tomada de decisões.

6. Discorra sobre os atributos do conhecimento contábil.

7. Estabeleça a diferença entre as qualidades intrínsecas e percebidas da informação.

Na dimensão intrínseca a informação deve ter atributos como: acurácia, credibilidade, objetividade, precisão e confiabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com