TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE O TRECHO "A INTERNET ABRE ESPAÇO PARA ARTISTAS DIVULGAREM SEUS TRABALHOS ESTIMULANDO NOVOS AUTORES"

Dissertações: PESQUISA SOBRE O TRECHO "A INTERNET ABRE ESPAÇO PARA ARTISTAS DIVULGAREM SEUS TRABALHOS ESTIMULANDO NOVOS AUTORES". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, a Web Arte apresenta-se como uma expressão com linguagem ainda em definição. Muito do que é produzido para a Internet parte de paradigmas de outros meios como a pintura, a fotografia, o cinema, o vídeo e o design impresso. As semelhanças formais e estruturais – conceitos de meios lineares criam navegações lineares – resultam em transcodificações de trabalhos que exploram – ou recusam – somente algumas das possibilidades específicas do meio Internet.

Por outro lado, em vertente avessa, encontram-se trabalhos que partem para a auto-referência, abordam práticas comuns do usuário da rede como o carregamento de arquivos, a leitura de e-mails, o receio de contaminação por vírus e as suas expectativas – velocidade de carregamento, legibilidade – diante de cada página ou espaço navegado. Esses trabalhos exigem em primeiro lugar, um repertório extremamente específico – para ir além de uma leitura baseada unicamente em impressões estéticas e composições visuais, em alguns casos, conhecer a práxis da rede, proporciona outros níveis de leitura.

Entre os trabalhos mais conhecidos de auto-referência na rede, está o Jodi , que originou um “estilo” de criação de sites artísticos, onde os elementos habituais da Internet , como botões, listas de formulários, animações GIF e outros, passam a ter uma dimensão estética, compondo visualmente um universo caótico, repetitivo, de caminhos desconexos mantendo sempre inúmeras relações com o universo tecnológico.

Há ainda trabalhos que buscam a especificidade do meio através da participação e interação de visitantes entre si e/ou diretamente no trabalho proposto. São espaços ou eventos que podem fazer referência a algum meio de origem, distante da Internet ou serem auto-referentes e que através de dispositivos de ação em espaços remotos, webcams e ambientes multi-usuário, proporcionam uma interação em tempo real nos espaços e o contato direto entre indivíduos num universo comum. Fonte: http://www.fabiofon.com/webartenobrasil/texto_producaobrasil.html, de 2001, acessado em 11/03/2013.

Concordo interamente com o artigo pesquisado, uma vez que cresce mais a cada dia o uso das ferramentas de internet para divulgação dos trabalhos dos artistas que estão ainda começando suas carreiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com