TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Urbana No Brasil: Saúde Pública No Brasil

Casos: Questão Urbana No Brasil: Saúde Pública No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Norte do Paraná

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE

Questão Urbana no Brasil

Saúde Pública no Brasil

SALGUEIRO

2014

Questão Urbana no Brasil

Saúde Pública no Brasil

Trabalho apresentado em requisito a Produção textual em grupo relativa, ao 1º semestre, portifólio para as diciplinas de:

Formação Social Histórica e Política do Brasil ; Gleiton Lima

Antropologia; Giane Albiazzetti

Acumulação Capitalista e

Desigualdade Social; RosaneMalvezzi

Metodologia Científica;Vilma Gimenez

SALGUEIRO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO;..............................................................................................................

DESENVOLVIMENTO..................................................................................................

CONSIDERAÇOES FINAIS.........................................................................................

REFERÊNCIAS ............................................................................................................

Introdução

O Brasil tem um modelo próprio de Saúde Pública que teoricamente é abalizado e bem esquematizado, servindo para outras nações, mas infelizmente na prática não funciona como tal. A saúde Pública é tratada com negligência, descaso, impostos altos em remédios e em tudo o que fizer bem a saúde. Esse problema ocorrido já vem de vários governos e nenhum ofereceu melhoria para esse quadro lamentável. Quem necessita utilizar um hospital público sabe o que é passar por muitas horas sentindo sofrimento e dor sem ter o mínimo de atendimento. Infelizmente o salário que os brasileiros recebem não dá pra se ter uma boa condição de sobrevivência. As taxas de convênio médico estão cada vez sufocando as pessoas, principalmente em relação a maior idade, e isso não cabe no bolso de todos os cidadãos. O atual governo prometeu muita Melhoria, e nada acontece.

Desenvolvimento

Nos dias atuais, as pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise. Apesar de ser considerado um dos modelos de atendimento a saúde mais democráticos do mundo, o SUS enfrenta diversas dificuldades e a grande questão seria como oferecer um serviço de saúde adequado a todos, tendo em vista que a “saúde” em nosso pais não alcança toda a população onde uma parte de seu povo busca assistência no setor de saúde em unidades particulares e uma parte não a encontra em nenhum lugar.

Existe ainda um longo caminho a ser percorrido para a consolidação desse direito, isso se deve pela falta de qualidade e a integralidade dos serviços visto que serviços de baixa qualidade e enormes dificuldades em seu acesso são problemas que impedem que o SUS seja um sistema de atenção eficiente no cumprimento da integralidade e universalidade. A desigualdade social que se manifesta pela crescente concentração de renda, acarretando pobreza e exclusão social, constitui um desafio para garantir os direitos de saúde da população. Este quadro exige um esforço ampliado de todos os setores da sociedade em busca de uma atenção à saúde que, além de oferecer uma maior cobertura, um dos reconhecidos avanços do SUS, assegure um tratamento com qualidade, humanizado, integral.

Os hospitais estão lotados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com