TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arcelormittal Brasil SA

Seminário: Arcelormittal Brasil SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Seminário  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

A CST, é a maior produtora de semi-acabados de aço, foi constituída em junho de 1976, começando sua operação em novembro de 1983, neste período passou por transformações com intensidade após a privatização no ano de 1992, passando a ser controlada por grupos nacionais e estrangeiros, em 2003 teve o seu primeiro Relatório Ambiental auditado no Brasil, as obras de expansão envolvendo alta tecnologia e eficientes sistemas de controle ambiental começam em 2004, em outubro de 2005 é criada a Arcelor Brasil, resultado da união da Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, da CST e da Veja do Sul, nascendo a partir daí um dos maiores grupos industriais do Brasil, a Arcelor e suas subsidiárias passaram a fazer parte do grupo ArcelorMittal, conseqüência da fusão entre a Arcelor e a Mittal, essa união deu-se no mês de Junho de 2006.

A Arcelormittal Brasil S.A. (controlada pela Arcelormittal S.A. com sede em Luxemburgo) é uma sociedade anônima de capital fechado, com sede em Belo Horizonte – MG. A companhia, com suas controladas no Brasil e exterior, tem dentre suas atividades a instalação e exploração de indústria e empreendimentos no setor siderúrgico e metalúrgico e a participação no capital de outras sociedades do mesmo objeto ou complementares, incluindo a produção e comercialização de energia ou outros insumos da atividade siderúrgica e/ou metalúrgica.

Com a missão de fornecer aços planos de forma sustentável e segura, orientando ao mercado e com excelência de gestão, a empresa tem uma estratégia direcionada pela sustentabilidade por meio de investimentos que já somam mais de U$$ 750 milhões em equipamentos e sistemas de controle ambiental, tornou-se benchmarking[1] em indicadores ambientais.

As demonstrações financeiras foram elaboradas com base no custo histórico, exceto por determinados instrumentos financeiros e ativos biológicos, mensurados pelos seus valores justos, conforme descrito em suas práticas contábeis.

Suas ações são orientadas com compromisso pela preservação do meio ambiente, reduzem seus custos, adequando seus estoques a nova realidade do mercado, com um rígido controle de caixa, priorizando a saúde, segurança e principalmente o cuidado com o meio ambiente, procura investir em inovação, conhecimento e tecnologia avançada, garantindo qualidade e custo compatíveis, por meio de uso ecoeficiente de florestas plantadas, atuando com responsabilidade social e ambiental e no relacionamento com as comunidades, buscando inovações no processo produtivo e em toda a cadeia de valor, para reduzir cada vez mais o impacto da siderurgia com o meio ambiente.

Seu comprometimento em demonstrar suas ações que reduzem o meio ambiente é evidenciado por meio de contínuos investimentos no processo de desenvolvimentos como: conservação da biodiversidade, racionalização da água, redução dos resíduos reciclados, controle das emissões atmosféricas diretas e indiretas, focando na redução continua, economizando energia incluindo a geração própria a partir dos gases do processo, promovendo educação ambiental para os públicos internos e externos orientando-os a preservação do meio ambiente e o compromisso pessoal e organizacional em cumprir a legislação ambiental, com tudo isso a empresa vem se destacando dentro do grupo e na indústria mundial do aço, como referência em excelência das práticas e dos indicadores ambientais.

3.5 Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais – Usiminas

A Usiminas atua em toda cadeia produtiva de aço, posiciona-se como maior e mais moderno complexo siderúrgico de aços planos da América Latina, com operações iniciadas em 1962, a companhia iniciou em 2008 um processo de renovação, que se consolidou em 2010, focando na competitividade, na verticalização e integração produtiva dos ativos, na eficiência operacional, nos investimentos em inovação, na melhoria do atendimento ao cliente na oferta de produtos de maior valor agregado, redução de custos, buscando maior transparência.

A empresa é reconhecida não só pela qualidade dos seus serviços e produtos destaca-se pelo o seu relacionamento com o mercado, analistas, acionistas e investidores, logo após o modelo de balanço ambiental proposto, também se preocupa em divulgar aos seus fornecedores as práticas sustentáveis do grupo, exigindo que os mesmos, ao serem contratados pela empresa, tenham alguns critérios como: responsabilidade ambiental e social, certificações e custos.

Compromissada com a redução dos impactos de suas atividades ao meio ambiente, a Usiminas da continuidade no ano de 2010, a ações articuladas com stakeholders, com a intenção de melhorar sua gestão ambiental. A companhia preocupa-se com a prevenção de geração de resíduos sólidos, emissões atmosféricas e ruídos, promoção do uso racional da água, energia e insumos, além da melhoria da qualidade de efluentes hídricos, visa reduzir o volume emitido de gases causadores do efeito estufa, promove também projetos de educação ambiental. Na siderúrgica 10% dos materiais utilizados na fabricação do aço são oriundos de reciclagem. A Usiminas segue o processo de evolução na consolidação dos indicadores socioambientais.

O Relatório Anual da Usiminas tem o objetivo de acompanhar o movimento de evolução da Companhia sendo um grupo siderúrgico de alcance global, inovador e cresce de forma sustentável, para se posicionar entre os mais rentáveis do setor e agir com o propósito de manter sólidos os seus fundamentos em decisões que contribuirão para superar as atuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com