TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Brasil E A Provinha Brasil

Trabalho Universitário: A Prova Brasil E A Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Prova Brasil no Cenário atual da educação brasileira

Síntese Reflexiva

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados. Esse sistema é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).

A Prova Brasil e o (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo (Inep/MEC).Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Ao todo, são confeccionados 21 tipos diferentes de cadernos para cada série, sendo que cada aluno responde a apenas um caderno de prova. Cada caderno de prova é constituído por quatro blocos: dois são destinados a respostas de Língua Portuguesa e os outros dois abordam questões de Matemática. Os testes são de múltipla escolha, com quatro ou cinco alternativas de resposta para cada questão, sendo que apenas uma está correta. Os alunos de 5° ano responderão a 22 itens de português e a 22 itens de matemática. Já os estudantes de 9° ano e do 3º ano do ensino médio responderão a 26 itens de português e a 26 de matemática. O tempo total estipulado para a realização das provas é de 2 horas e 30 minutos

A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores de ensino, e tem por objetivos: avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental; oferecer às redes e aos professores e gestores um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.A escola recebe no kit da Provinha Brasil :Caderno do Aluno; Guia de Aplicação; Guia de Correção e Interpretação dos Resultados; reflexões da Prática

Questão da Prova Brasil:

Numa gincana, as equipes deveriam recolher latinhas de alumínio para reciclagem. Uma equipe recolheu 5 sacos de 100 latinhas e outra equipe recolheu 3 sacos de 50 latinhas.

Quantas latinhas foram recolhidas ao todo?

(A) 100

(B) 150

(C) 500

(D) 650

Questão da Provinha Brasil:

Veja o relógio. Ele indica o horário em que começa a aula de Maria.

Professor ,faça uma pausa para os alunos olharem a figura do relógio.

Marque um X no quadrinho que mostra o horário em que começa a aula de Maria :

(A) 6 HORAS

(B) 9 HORAS

(C) 10 HORAS

(D) 12 HORAS

Descrição da atividade da Questão da Prova Brasil em sala de aula :

A professora ou o professor divide a turma em cinco grupos e pede aos alunos que tragam de casa e peça aos familiares e vizinhos embalagens vazias de latinhas de alumínio. No momento oportuno, a professora ou o professor trabalha a questão da reciclagem e os tipos de materiais que podem ser reciclados. É importante ressaltar a diferença entre os procedimentos de reciclagem, reutilização e redução. O professor pode salientar as informações a partir de perguntas feitas aos alunos, como:

a) Será que toda forma de reutilização de materiais é correta?

b) Podemos reutilizar as latinhas de alumínio como?

c)Qual a importância da conscientização da reciclagem ?

Outras questões podem ser feitas a partir da participação e envolvimento dos

alunos. Em seguida, divide os alunos em grupos de aproximadamente cinco membros para realização do experimento que será explicado a seguir:

Os grupos depois da partilha se reúnem e fazem a contagem da quantidade de latinhas que conseguiram arrecadar e reproduzem um cartaz anotando as quantidades e depois todos se reúnem para fazer a somatória do total de latinhas que todos conseguiram arrecadar.

Através desta atividade pode se trabalhar a conscientização para importância da reciclagem para o meio ambiente, nossa saúde e também ao aprendizado na ajuda da construção do conhecimento matemático da criança

Descrição da atividade da Questão da Provinha Brasil em sala de aula :

O professor leva a sala de aula um relógio bem colorido e bonito de preferencia com um tamanho que todos possam ver os números e começa de uma forma divertida perguntando se eles sabem :

A) O que é esse objeto?

B) Para que ele serve ?

C) Vocês tem em casa?

E fazer um momento de partilha entre o aluno e o professor de forma bem tranquila e convida-los a aprender .

Fazer um pequeno teatro entre as crianças mostrando a elas os horários do café da manha , almoço, lanche , recreio , hora de voltar para casa ,dormir. Pois através da pratica no teatro os alunos poderão identificar melhor os números aos horários.

Exemplificar com situações diárias que cada aluno vive :

O ponteiro menor indica as horas e o maior os minutos.

Assim fica muito fácil ver que horas são!

Por exemplo durante a semana, a Tina e a Maria acordam às 8 horas e tomam um gostoso café da manhã.

Às 9 horas inicia a aula de Maria e Tina e depois e hora da brincadeira. Só param quando a Professora chama: - Meio-dia, suas mamães buscam elas para ir embora e almoçar.

E quando chegam em casa brincam com seus amigos e depois tomam seu banho e já se preparam para dormir .

Deixando os alunos a vontade para acrescentarem compromissos e motivando os mesmos a relacionarem os números.

Considerações finais

As médias de desempenho da Prova Brasil e do Saeb são utilizadas no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) , ferramenta de acompanhamento das metas de qualidade da educação básica, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do MEC. A média na Prova Brasil é usada para calcular os Idebs de municípios e escolas, enquanto a nota no Saeb subsidia o cálculo dos Idebs dos estados e do Ideb nacional. Além das notas nas avaliações, o cálculo do indicador usa as taxas de aprovação escolar, informação prestada pelas redes por meio do Censo Escolar.

As informações obtidas a partir dos levantamentos da Aneb e Anresc (Prova Brasil) e a Provinha Brasil também permitem acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados, assim como no direcionamento dos seus recursos técnicos e financeiros às áreas prioritárias, visando ao desenvolvimento do sistema educacional brasileiro e à redução das desigualdades nele existentes.

Com a avaliação, o educador pode avaliar a aprendizagem do aluno e, identificando quais são as dificuldades, saberá como prepará-lo melhor para o próximo ano

REFERÊNCIAS

http://www.inep.gov.br/

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/downloads/5ano_SITE_MT.pdf

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »