TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Globalização

Exames: Questões Sobre Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  4.803 Visualizações

Página 1 de 6

GLOBALIZAÇÃO

1- Quais foram as três mais importantes etapas do processo de desenvolvimento do sistema capitalista, segundo o sociólogo Octavio Ianni?

Resposta 1: capitalismo comercial, capitalismo industrial, capitalismo financeiro.

Resposta 2: O primeiro processo foi sua instalação na Europa, instaurando o trabalho livre, mercantilização da produção e a organização do mundo sob a forma de Estados Nacionais. O segundo corresponde à industrialização e a implantação mais efetiva do capitalismo no mundo, pelo imperialismo. E o terceiro momento é a globalização, os modelos contrários ao capitalismo entram em decadência.

Resposta 3: Octavio Ianni (citado por COSTA; 2005, p. 231), afirma que a globalização só pode ser compreendida dentro do contexto do desenvolvimento do capitalismo. Ele divide o processo histórico capitalista em três momentos:

1) sua emergência e instalação na Europa (trabalho livre, mercantilização da produção e a organização do mundo sob a forma de Estados Nacionais);

2) industrialização: implantação do Capitalismo no mundo, por meio de estreitas relações internacionais de dependência econômica e política que submetem as nações a centros hegemônicos, caracterizando o que ficou conhecido como imperialismo. A economia entra em um estágio de produção ampliada e se torna

altamente planificada. A tecnologia passa a ter um papel cada vez mais importante. O comunismo se apresentou como resistência a esse processo. A cultura se globaliza e se homogeneíza com a criação da indústria cultural e da cultura de massa;

3) globalização: decadência dos modelos alternativos ao Capitalismo, em especial o comunismo, enfraquecimento dos Estados Nacionais, formam-se organismos internacionais – ONU, FMI, BIRD – para a administração econômica, social e política, a informática revoluciona a produção de bens e a divisão internacional do trabalho com o advento da comunicação em massa por meio das mídias digitais.

3- Qual é a importância e o valor da informação na sociedade contemporânea?

Resposta 1: Origem: criado no campo das artes visuais e da arquitetura, o seu conceito procurava designar uma postura de ruptura com tudo que caracterizou a produção artística da modernidade. , foi adotada por outras áreas do conhecimento, pois passou a designar uma nova proposta de produção artística que, por sua ideologia contestadora, associou-se a quebra de valores e de normas de comportamento que caracterizou o homen contemporâneo, especialmente nos grandes cetros urbanos. Pós – modernidade passou a ser sinônimo da globalização, embora um esforço de precisão nos obrigue a entendê-la como reação da cultura, em diferentes pontos do mundo, á crise de paradigmas que a globalização promoveu.

Resposta 2: Informação é a nova mercadoria que se firma no mundo como sendo principal fonte de valor que circula pelas redes de comunicação. É todo o dado que tem significado e valor para pessoas que estão dispostas a pagar por ela. Vem sido muito produzida, registrada em patentes, comunicada, transmitida, etc.

Resposta 3: Foi fator decisivo na constituição da globalização,, a informatização gerou modificações radicais nos processo produtivos levando a uma reengenharia industrial com a adoção crescente de sistemas automatizados em substituição a mãos de obra.

4- O que os autores que escrevem sobre a Pós-Modernidade querem dizer com desterritorialização?

A tecnologia vem transformando ambientes e cidades, tornando-as semelhantes umas as outras. Há a aculturação de lugares, transformando-os segundo Marc Augé em não-lugares.

Desterritorialização. (...) precisamos às vezes inventar uma palavra bárbara para dar conta de uma noção com pretensão nova. A noção com pretensão nova é que não há território sem um vetor de saída do território, e não há saída do território, ou seja, desterritorialização, sem, ao mesmo tempo, um esforço para se reterritorializar em outra parte

5- A globalização é um processo de homogeneização ou de diferenciação entre culturas e regiões? Justifique a resposta com exemplos.

Dentro do processo de globalização há uma tendência dos centros urbanos se tornarem mais parecidos uns com os outros, por transitarem pessoas de diferentes origens étnicas, religiosas e raciais. Um exemplo são os bairros latinos, chinatowns, guetos, favelas, etc.

Extra: De acordo com Otávio Ianni, para entendermos o processo de estratificação social é necessário entender o modo como os homens se reproduzem socialmente. Explique essa afirmação.

Para o autor, compreender o processo de estratificação social, significa compreender que a maneira como os homens se reproduzem socialmente está diretamente ligada ao modo pelo qual eles organizam a produção econômica e o poder político, ou seja, precisamos compreender as estruturas de apropriação econômica e de dominação política.

21-(UNESP) A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.

Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002.

Partindo da metáfora de fábrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como características da globalização

a) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informação que estão integrando o mundo em redes globais, em que o Estado também exerce importante papel na relação entre tecnologia e sociedade.

b) a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com