TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre Teoria Da Contabilidade

Casos: Questões Sobre Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  3.585 Visualizações

Página 1 de 6

ATIVIDADE INDIVIDUAL – TEORIA DA CONTABILIDADE

Questões referentes à aula 1:

1) Defina “teoria”. Existe teoria em contabilidade? Explique.

Conforme dicionário Aurélio (2004), Teoria significa conhecimento especulativo, meramente racional; conjunto de princípios fundamentais duma arte ou duma ciência. Já Iudícibus e Lopes (2004) conceituam Teoria como um corpo de conhecimentos organizados que podem ser utilizados para explicar e predizer a ocorrência de determinados fenômenos. Logo, podemos concluir que teoria é um conjunto de ideias formadas sobre determinada ciência ou arte, podendo ser utilizada para encontrar conceitos, definições e explicações para alguma coisa.

Existe sim teoria em contabilidade, a qual desenvolve princípios, explica o surgimento e a evolução da mesma, bem como os diversos termos contábeis. Hendriksen e Breda (1999) definem a teoria da contabilidade como um conjunto coerente de princípios hipotéticos e conceituais que formam um quadro geral de referência dentro do qual se busca investigar a natureza da contabilidade.

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

De acordo com Iudícibus e Lopes (2004), existem diversos enfoques à teoria em contabilidade, devido ao fato de diferentes pesquisadores possuírem percepções divergentes acerca do papel da teoria contábil e até mesmo do objetivo principal da contabilidade. Muitos consideram que a função principal da referida teoria é explicar e predizer determinados fenômenos como, por exemplo, identificar as razões que motivam algumas empresas a adotar certo método de avaliação de ativos, enquanto outras elegem uma alternativa diferente. Em sentido oposto, há quem considere que o papel da teoria da contabilidade é essencialmente prescritivo, cabendo-lhe, portanto, indicar como deveria ser a prática contábil.

2) De que forma a contabilidade pode ser útil para administração de conflitos de agência nas organizações modernas? Qual o papel da contabilidade na teoria contratual da firma?

A contabilidade pode ser útil para a administração de conflitos de agência nas organizações modernas apresentando demonstrativos contábeis auditados, avaliando o desempenho das organizações, estabelecendo padrões normas a serem seguidas pela empresa, evitando a assimetria de informação.

O papel da contabilidade na teoria contratual da firma, segundo Sunder (1997) é:

- Mensurar a contribuição de cada um dos participantes nos contratos;

- Mensurar a fatia a que cada um dos participantes tem direito no resultado da empresa;

- Informar os participantes a respeito do grau de sucesso no cumprimento dos contratos;

- Distribuir informação para todos os potenciais participantes em contratos com a empresa para manter a liquidez dos seus fatores de produção;

- Distribuir algumas informações como conhecimento comum (common Knowledge) para reduzir o custo da negociação dos contratos.

3) Quais os principais contratos que você conhece entre os agentes envolvidos com a firma?

Contrato de trabalho (entre empregado e empregador), contrato de prestação de serviços, contrato de locação, contrato de compra e venda (da empresa com seus fornecedores e da empresa com seus clientes).

4) O que é assimetria de informação? Quais suas implicações?

Assimetria da informação representa uma situação em que diferentes agentes possuem diferentes informações. De acordo com Santos, Schmidt, Fernandes e Machado (2007), “a informação assimétrica surge quando os compradores e vendedores não estão perfeitamente informados sobre a qualidade dos bens vendidos no mercado, isto é, existem problemas provocados por diferenças na informação. Isso ocorre porque em alguns mercados é difícil, ou mesmo impossível, verificar, a um baixo custo, a qualidade de um item”.

Conforme Santos, Schmidt, Fernandes e Machado (2007), os principais problemas relacionados à assimetria de informação são:

- seleção adversa: ocorre quando um lado do mercado não pode observar o tipo ou a qualidade dos bens do outro lado, existe uma informação oculta.

- perigo moral (ou risco moral): ocorre quando um lado do mercado não pode observar as ações do outro, existe uma ação oculta.

5) O que é uma estrutura conceitual e por que ela é importante para a contabilidade?

Uma estrutura conceitual é um documento que contém um conjunto básico de princípios a serem seguidos na elaboração dos pronunciamentos e das normas propriamente ditas, bem como na sua aplicação. Ela é importante para a contabilidade porque dela derivam todos os procedimentos e sobre ela se assenta toda a elaboração das demonstrações contábeis.

6) Explique a relação entre lucro e caixa na adoção do custo histórico.

Na adoção do custo histórico, há relação entre o lucro e o caixa no longo prazo, quando os valores deles se igualam, mas esse princípio só é aceito em função dos reflexos financeiros ocorridos ou a ocorrer.

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com