TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sociais E como ele foi tratado como um problema social

Projeto de pesquisa: Questões sociais E como ele foi tratado como um problema social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina. Interdisciplinar.

Professores: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, e Rosane Malvezzi.

Tutor eletrônico:

Tutor de sala: Idaiane

Barreiras

2013

SUMÁRIO:

1- INTRODUÇÃO

2- DESENVOLVIMENTO

3- CONCLUSÕES FINAIS

4- BIBLIOGRAFIA

A QUESTÃO SOCIAL

COMO FOI E É TRATADA A QUESTÃO SOCIAL

INTRODUÇÃO

questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

A ‘questão social’ não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social,

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.

O Serviço Social no Brasil teve início na década de 30 e nasceu ligado a Igreja Católica, que dava minimamente uma 'assistência' àqueles indivíduos em situação de miséria. Era uma prática paternalista e clientelista, bem diferente do que acontece hoje, após a Constituição de 88, onde os indivíduos tinham seus direitos garantidos, embora nem sempre efetivados. Talvez por ter surgido como um favor ou beneficio da Igreja ou do Estado, as pessoas ainda tenham essa visão distorcida do Serviço Social. O serviço social no Brasil na década de trinta não pode ser analisado como um contexto histórico simplesmente, mas como um processo acumulativo nos setores social econômico político e religioso.

DESENVOLVIMENTO

A ‘questão social’ não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social,

1- quais foram ás expressões da questão social no surgimento do serviço social?

Foi iniciado uma proposta da política social com o intuito de suprir as necessidades e os direitos das

classes trabalhadoras e de diminuir a expressão da questão social. Essas expressão são formadas a partir do capital e o trabalho, que causou empobrecimento na classe mais baixa e causou o surgimento do capitalismo

A proposta inicial das políticas Sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações de classe trabalhadora e de diminuir as expressões da questão Social.

Por volta do inicio da colonização brasileira podemos de forma mais simples afirmar que não havia serviço social no Brasil. Após o surgimento do capitalismo (produzir o lucro a a qualquer custo) o serviço social era escasso, quase não existia, agora com a república e novas politicas publicas que tem por objetivo a inserção das pessoas ao meio o serviço social aparece como fator preponderante e de grande importância nessa ação.

2- como era tratada a questão social no inicio do serviço social no brasil,e agora, é da mesma forma?

Hoje a questão social e tratada totalmente diferente pois somos regidos por leis e também a profissão do assistente social e bem mais valorizada, hoje há um numero bem maior de intervenções tanto do poder municipal como há grande influência do Estado que esta fazendo sua parte de cuidador da sociedade e fato que ainda falta muito mais não podemos negar que tivemos avanços bastante expressivo no que diz respeito a melhorias no IHD índice de desenvolvimento humano muitas famílias saíram da zona da pobreza e estão vivendo em melhores condições só que como há desenvolvimento e não há ações para que este desenvolvimento seja acompanhado o que acontece e que muitos acabam voltando para a zona da pobreza.

A questão social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa como também as transformações sociocríticas dos Países Capitalistas desde a década de 1970.

No Brasil como em outros Países a Questão Social era a que dava as pautas para o trabalho social, naquela época se recebia muitas alterações que modificavam o encontro social como um todo assim como um todo. A gravidade da pobreza e a privação da vida e as liberdades que ela podia ter, na verdade era muito difícil o trabalho social.

Ainda na atualidade as Questões Sociais tem recebido bastantes transformações e o trabalho do Serviço Social é de certa forma mais fácil, mas ainda incompreendido em especial palas classes sociais desfavorecidas por tratar as Questões Sociais de forma coletiva e não individual como deve ser neste tempo. O Serviço Social tem uma grande ajuda das ONGS que tratam as classes sociais mais vulnerável da sociedade.

3- na atualidade, quais são essas expressões?

Durante a história e até a atualidade essas expressões quase não sofreu mudanças, a não ser uma certa manipulação tampando suas verdadeiras origens no qual|

a sociedade atual aparente melhor bem estar sem troca alguma: Os capitalistas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com