TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RACISMO E CONSCIENCIA NEGRA

Artigos Científicos: RACISMO E CONSCIENCIA NEGRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA

Efrem Souza

ANÁLISE CRÍTICA

Conselheiro Lafaiete

2012 

Efrem Souza

Orientador: Wolmer Ricardo Tavares

Conselheiro Lafaiete

2012

SUMARIO

1- INTRODUÇÃO

2- COMENTARIO

2.1- A TEORIA DO CONFLITO MODERNO

2.2- SOCIALISMO E TEORIA DO CNFLITO

2.3- TEORIA CONTEPORANEA DO CONFLITO

2.4- VIOLÊNCIA CONTRA MULHER E RACISMO

3- CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, destacar pontos considerados importantes das matérias apresentadas nas aulas de sociologia pelos alunos com seus diversos temas.

Tentaremos falar de partes impactantes, para o convívio do indivíduo na

sociedade. Temas estudados e discutidos pelos grandes sociólogos da história, que dedicaram boa parte de suas vidas em analisar como os indivíduos se relacionam com as mudanças, e como se adaptam as suas necessidades com o passar dos tempos.

Vamos destacar alguns trabalhos entre todos que foram apresentados, os que serão citados são os que chamaram mais atenção.

Discutiremos as dúvidas e reflexões realizadas durante as apresentações feitas pelos grupos de estudo.

TEORIA DO CONFLITO MODERNO

O trabalho apresentado com o tema “A Teoria do Conflito Moderno”, por Charles Wright Mills, podemos destacar a opnião de Mills que as estruturas sociais são criados através dos conflitos entre pessoas, com diferentes interesses e recursos.

Esta questão levantada por Mills nos meados do ano de 1958, pelos que vemos prevalece até nos dias de hoje, principalmente nos meios políticos, onde cada um quer o máximo para si mesmo, defendendo seus próprios interesses, demonstrando assim que os mesmos são contrários aos interesses dos povo.

Como apresentada as teorias defendidas por Charles Mills, são bastante pertinentes, para análise do sistema de poder na relação existente entre elite e massa.

Ele ainda defende que a estrutura do poder é caracterizada pela existência de um oligopólio constituído pela elite política, econômica e militar, que subordinam a massa da sociedade.

De acordo com Mills, um dos resultados de conflito entre pessoas com interesses concorrentes, é a criação de uma estrutura social.

Uma parte interessante do trabalho de Mills é onde ele argumenta que a democracia é “um conto da carochinha”. As diversas facções na elite do poder, podem ter as suas discordâncias acerca de algumas questões políticas, mas em momentos de crise eles estão juntos.

Através deste trabalho apresentados, podemos concluir que cada vez mais o poder político encarna a forma de “Estado Espetáculo”, não orientando as suas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com