TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciência Negra

Monografias: Consciência Negra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O mês de novembro, no Brasil, marca o mês da consciência negra, e o dia 20 é o dia da consciência negra.

Essa consciência não surgiu “do nada”, mas tem motivos históricos, sendo conquistada principalmente na África do Sul e nos Estados Unidos da América.

Os principais negros que lutaram pelos direitos civis dos negros nesses países (sendo depois seguidos por vários países do mundo), foram o jornalista Steve Biko e o advogado Nelson Mandela, na África do Sul, que lutaram contra o apartheid (política de segregação racial dos negros, ou seja, de separação entre negros e brancos, sendo os negros considerados inferiores), e Rosa Parks, Malcolm X e Martin Luther King Jr, nos EUA.

Rosa Parks era uma mulher simples que lutou para garantir o direito de sentar nos ônibus, sem ter que dar o lugar aos brancos, e depois foi acolhida pelo reverendo protestante Martin Luther King, que lutava pelos direitos dos negros nos EUA. Malcolm X foi um dos maiores líderes dos negros e seus direitos nos EUA, tendo sido preso e depois assassinado por sua luta.

A luta pela consciência e direitos civis dos negros não foi fácil, sendo que praticamente todos os líderes negros foram presos, torturados a assassinados. Somente Rosa Parks morreu de causas naturais, na velhice, e Nelson Mandela ainda está vivo, mas também sofreu muito, inclusive ficando preso por 27 aos, na África do Sul, antes de ser libertado e posteriormente ser presidente desse país.

Nesse trabalho vamos ver uma pequena biografia desses líderes negros do século XX que lutaram pelos direitos civis de todos os negros.

ÁFRICA DO SUL: STEVE BIKO

Steve Bantu Biko (18 de dezembro de 1946 - 12 de setembro de 1977) foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul, durante a década de 1960.

Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos (National Union of South African Students), da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos (South African Students' Organisation). Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros (Black People's Convention).

Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi "banido", o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais.

Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se deveu a "prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro".

Em 7 de outubro de 2003, autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados, devido a falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos atos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por Lesão Corporal seguida de morte, mas como os fatos ocorreram em 1977, tal crime teria prescrito (não seria mais passível de processo criminal) segundo as leis do país.

Citações de Steve Biko:

"Racismo e capitalismo são faces da mesma moeda".

"Um dia nós estaremos em condições de dar à África do Sul o maior dos presentes - uma face mais humana.’’

ÁFRICA DO SUL: NELSON MANDELA

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

Até 2009 havia dedicado 67 anos de sua vida a serviço da humanidade - como advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, até tornar-se o primeiro presidente da África do Sul livre, razão pela qual em sua homenagem a ONU instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, abandonou este destino aos 23 anos ao seguir para a capital Joanesburgo e iniciar atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação de seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.

Criticado muitas vezes por ser um pouco egocêntrico e por seu governo ter sido amigo de ditadores que foram simpáticos ao Congresso Nacional Africano, a figura do ser humano que enfrentou dramas pessoais e permaneceu fiel ao dever de conduzir seu país, suprimiu todos os aspectos negativos.

Foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do Apartheid, sistema racista oficializado em 1948, e modelo mundial de resistência.[1][8] No dizer de Ali Abdessalam Treki, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, "um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo".

Citações de Nelson Mandela:

"Tudo parece impossível até que seja feito."

"A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo."

EUA: ROSA PARKS

Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks (Tuskegee, 4 de fevereiro de 1913 - Detroit, 24 de outubro de 2005), foi uma costureira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com