TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMATICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

UNIP ALVORADA

 2016

Sumário

Texto: É o que sinto3

Reflexões4

Referências5

É O QUE SINTO.... 
Rui Barbosa


Sinto vergonha de mim... 

Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra. 

Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo. 

Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro. 

Tenho vergonha de mim, pois faço parte de um povo que não reconheço,enveredando por caminhos que não quero percorrer... 

Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir, pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade. Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro! 

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto". 

Reflexões

Há vários pontos de reflexão neste texto. O principal é que todos nós passamos por diversos educadores, temos aulas sobre ética, moral e história e ainda assim cometemos atos desonrosos.

O Brasil está numa grande crise onde o principal motivo é que os políticos, que receberam educação, eleitos por nós, roubaram tanto que nos deixaram sem entender o que aconteceu. Todos devem ter honra mesmo quando não tem ninguém por perto e eles se aproveitaram de nossa ignorância e colocaram-nos em buraco imenso.

As atitudes vergonhosas estão tão em alta que quem é justo e honesto passa por um tolo que não aproveita as “oportunidades”. Como se os virtuosos estivem errados.

O sistema está do avesso, pessoas inocentes pagam por erros que não são seus, o amor ao próximo está quase inexistente, pois é muito melhor pensar em si próprio do que pensar no bom dos outros.

O povo brasileiro deixou de lado aquele “braço forte”, que não foge à luta, porque hoje a luta está tão dura que vale mais ficar na sua para não arrumar problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com