TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS E AO TEXTO SELECIONADO

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS E AO TEXTO SELECIONADO

2016

SANTA BARBARA D’OESTE – SP

SUMÁRIO

O presente e o futuro do planeta é uma questão bastante debatida atualmente. Em um mundo industrializado, fica difícil chegar-se a um consenso, pois cada país tem sua maneira de agir.

No ano de 2015, reuniram-se em Paris 195 países membros da convenção do clima da ONU e a União Europeia e ratificaram um documento contra o aquecimento global. Está na hora de preparar as crianças desde a mais tenra idade, embutindo nelas a ideia de que todos nós somos responsáveis pela qualidade de vida uns dos outros.

“A educação ambiental deve ser um processo contínuo e permanente, iniciando em nível pré-escolar e estendendo-se por todas as etapas da educação formal e informal” ( M. Guimarães). Segundo M. Guimarães, a solução está também nas mãos da educação, como forma preventiva. O governo deverá incluir na grade curricular a disciplina Educação Ambiental, onde o alunado tenha não só a teoria, mas também que lhes sejam propostas, situações vivenciadas junto à natureza, mostrando a urgência de cuidados que a natureza precisa. As crianças precisam ter consciência, que os bens mais importantes que a natureza nos oferece, não são renováveis, e como exemplo, a água potável já é um sério problema enfrentado. Devem aprender também, a consumir bens materiais, o consumismo excessivo e desnecessário é prejudicial para a natureza.

A educação deverá formar cidadãos críticos e reflexivos, para tratar dos problemas do meio ambiente, que tenham atitudes em favor da vida. Queremos uma educação que mude radicalmente a sociedade vindoura, de modo que respeitem a natureza viabilizando um futuro melhor.

Precisamos preparar os futuros habitantes do planeta.

Fonte de pesquisa: bbc.com/portuguese/noticias

http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais.pdf, acesso 16/11/2016

   

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com