TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre texto selecionado

Por:   •  28/5/2016  •  Resenha  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

INTERATIVA

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

José Élson da Silva dos Santos, RA 1607936

POLO RANGEL PESTANA

2016


SUMÁRIO

1. TEXTO SELECIONADO        

2. REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO        

REFERÊNCIAS:        

1. TEXTO SELECIONADO

Como conhecer a realidade para transformá-la: Anotações sobre metodologia nos processos de Educação Popular. Autor Oscar Jara Hollyday.

2. REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

Inicialmente, faz-se necessário uma breve apresentação do autor Oscar Jara Hollyday, o mesmo é sociólogo e educador, promotor da educação popular e da sua dimensão política e perito em metodologias de sistematização de experiências educativas. Nos anos setenta alfabetizou zonas rurais e urbanas periféricas no Peru (país de onde é natural) e realizou atividades de educação popular em quase todos os países latino-americanos .No início dos anos oitenta, foi um dos fundadores da Rede Alforja – que opera na América Central – e atualmente é diretor do CEP Alforja (Centro de Estudos e Publicações de Alforja) de San José na Costa Rica e coordenador do Programa Latino-Americano de apoio à Sistematização do CEEAL (Conselho de Educação para os Adultos da América Latina).

O texto em tela faz parte do Programa de Educação Popular e funciona como um conjunto de orientações para aqueles que pretendem trabalhar com educação popular. A divisão do texto, didaticamente, traz esclarecimentos metodológicos, ou seja, o que queremos fazer enquanto educador popular, por que e para que realizar atividades e programas de educação popular, além de discutir questões de como fazer.

Nesse sentido nossa primeira questão para reflexão é: Do que se trata a metodologia em educação popular proposta por Jara?

Para essa questão o autor nos responde que falar em metodologia é falar do processo de conhecimento que se realiza através de um programa ou projeto educativo, ou seja, um processo de criação e recriação de conhecimentos, por meio de um conjunto organizado de atividades de ensino e aprendizagem. Assim, a metodologia não é simplesmente um conjunto de técnicas, mas sim uma visão global que oriente o processo educativo que se orienta considerando quem serão os sujeitos nos programas de educação popular.

Para iniciar o programa é necessário que conheçamos a realidade imediata dos sujeitos, as situações que vivem, problemas e necessidade, provocar reflexões sobre essa realidade imediata.

Temos que ter em mente ainda, que a realidade imediata dos sujeitos está inserida num dado momento histórico particular, tanto a nível local do país como a nível mundial, ou seja, a realidade imediata está situada em um contexto econômico, político, ideológico e histórico mais amplo.

Dessa forma, a realidade imediata pode ser considerada uma manifestação da estrutura da sociedade e suas contradições. Os sujeitos da educação popular devem ser provocados então a refletir sobre dada conjuntura, que coloca a exigência de participação ativa, consciente e organizada das classes populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com