TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO ESTAGIO

Exames: RELATORIO ESTAGIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  4.569 Palavras (19 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 19

CAPITULO 1 - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

O Mérito Assessoria Contábil iniciou suas atividades na Avenida Dom José Gaspar cidade de Mauá – SP, apenas com a contadora Silvia logo em seguida comprou computadores novos, software contábil e contratou funcionários.

Sempre com pensamento voltado a postura rígida e um código de conduta de fidelidade e ética.

Aos poucos o escritório cresceu e foi ganhando confiança de uma empresa sólida e catalisadora de mudanças, entender a particularidade de cada empresa fez com que o Mérito Assessoria Contábil e Condominial conquistasse espaço e reputação com empreendedores do ABCDM, promovendo liderança no serviço que oferece.

Diante de um mercado de grande concorrência, a contabilidade vem passando por diversas mudanças, e os contadores vem sentindo a necessidade de mudança de cultura começando primeiramente do supervisor ao auxiliar contábil, o escritórios de contabilidade tem formar líderes que tenham conhecimento, que tenham especialização e deixem de trabalhar com os achismos, os contadores precisam acabar com essa imagem de careiros, pois o maior concorrente não só do Mérito Assessoria Contábil, mas de escritórios que tem para oferecer mais que guardar papeis é a desvalorização dos serviços contábeis, realização de serviços antitéticos e serviços de baixo custo.

A meta do Mérito Assessoria contábil é otimizar seus produtos que é a assessoria contábil, escrita fiscal e departamento de pessoal, reduzindo custos e melhores benefícios para seus clientes, ampliar os serviços, inclusive facilidades via internet.

A seguir apresentaremos a estrutura organizacional do Mérito Assessoria Contábil, através do nosso organograma.

CAPITULO 2 - DESCRIÇÃO DA AREA ESTAGIADA

O Departamento Fiscal é responsável por toda obrigação fiscal e acessória de cada empresa que é cliente do escritório Mérito assessoria Contábil, a Área Fiscal do Mérito Assessoria Contábil é responsável pela apuração e recolhimento dos impostos e contribuições, atendemos a fiscalização tanto Federal, Estadual e Municipal.

A equipe do Departamento Fiscal é composta por 10 funcionários, divido em três setores de trabalho, que são os seguintes: Impostos Diretos, Indiretos e Federais, acompanhe nosso organograma com a descrição de cada divisão contida.

Divisão de Impostos Diretos: é aquele que é feito pelo contribuinte de fato, quem faz o pagamento é a mesma pessoa que suporta seu ônus exemplo: IPTU, IPVA e etc.

Divisão de Impostos Indiretos: é aquele que o imposto é incluso no preço da mercadoria ou serviço, e sendo repassado ao consumidor final exemplo: ICMS, ISS e etc.

Divisão de Impostos Federais: é aquele que trabalha com controle, apuração e pagamento de impostos como Pis, COFINS, Csll e IRPJ, a seguir acompanhe descrição da divisão especifica:

Dentre essas três divisões trabalho na divisão de Impostos Federais como descrito acima na apuração de impostos no enquadramento de Lucro Real, Lucro presumido, Simples nacional, faço escrituração de Livros Fiscais, obrigações acessórias como Guia, DIPJ, DASN, DCTF, DACON, DIMOB, DIRF, REDF, SINTEGRA, DES, Parcelamento de impostos, DIRPF, CONTRIBUIÇÕES entre outras.

CAPITULO 3 - VISÃO TEORICA E CONTEXTUAL DO PROBLEMA

As micros empresas e as empresas de pequeno porte possuem um papel muito importante na economia brasileira, sendo grandes fontes de renda e empregos.

Segundo dados do Instituto de geografia e estatística (IBGE) existem no Brasil mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas. O seguimento é responsável por 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 14 milhões de empregos, aproximadamente 60% do emprego formal do país. (Fonte www.insper.edu.br/noticias).

Esses dados estatísticos mostram por si sós, a importância dos pequenos empreendimentos para a economia brasileira.

A formação acadêmica da maioria dos estudantes de contabilidade é excessivamente voltada para grande empresa, o que prejudica a prestação de qualquer tipo de consultoria tributária para o micro e pequeno empresário.

O levantamento em porcentagem da taxa de mortalidade revelou que: 49,9% das empresas encerram suas atividades em até 2 anos de existência; 56,4% com até 3 anos e 59,9% em 4 anos (Fonte Sebrae).

Tenho notado que no Mérito Assessoria Contábil com o passar do tempo se encerra mais as atividades das empresas do que fazemos Constituição.

Portanto a pesquisa proposta resume da seguinte problemática:

De que forma o Mérito Assessoria contábil pretende obter sucesso na prestação de serviço de consultoria tributária para o micro e pequeno empresário?

3.2 Hipóteses

3.2.1 Hipótese Básica: Com base no problema exposto acima, se os gestores se apoiarem nas informações oferecidas pelos contadores, então eles poderão optar com segurança por um determinado sistema tributário no qual poderá trazer uma economia de valor relevante para a empresa.

3.2.2 Hipótese Secundária: Educar, ensinando educação financeira ao empresário, saber utilizar o Capital de Giro da empresa mostrar que não se pode utilizar dinheiro da empresa para gastos pessoais, que o empresário precisa ter um Pró-labore, que ele precisa ter uma mente empreendedoras para tomada de decisões até que o comportamento dele seja totalmente mudado.

3.2.3 – Objetivos

Conforme Bauren, (2003, p. 65) Objetivos indicam resultados que se pretende atingir ao final da pesquisa. Normalmente, constituem-se em ações propostas para responder à questão que representa o problema

3.2.4 Objetivos específicos

1- Desenvolver a pesquisa com base em referencias bibliográfica;

2- Apresentar aos futuros empresários empresas um modelo de como escolher o regime tributário ideal a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com