TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE TELEVISÃO E ARQUIVO

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO DE TELEVISÃO E ARQUIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

RELATORIO TEORIA DE TEYLOR E FAYOR

Ao surgirem linha de produção, as indústrias começaram a buscar formas competentes de dirigirem suas empresas uma dela foi a estrutura organizacionais buscando controle de produção e lucratividade.

Na busca pelo aumento a produtividade surgiu o método administração cientifico de Federico Taylor que se tornaria mundialmente conhecido com Taylorismo.

O seu principio era original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas objetivando o aumento do nível de produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

Taylor defendia princípios básico como:

Transferir toda a responsabilidade de organização do trabalho dos trabalhadores ao gerente; usar métodos científicos para determina a forma mais eficiente de fazer o trabalho: selecionar a melhor pessoa para desempenhar o cargo assim especifica: treinar o trabalhador para fazer o melhor trabalho com eficácia. fiscalizar o desempenho do trabalhador para assegurar que os procedimentos apropriados do trabalho seja seguido e os resultados adequado sejam atingidos.

O modelo da administração científica utilizada por taylor mesmo apresentando benefícios, possui problemas.Inicialmente, o modelo ignora as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, provocando muitas vezes conflitos e choques, às vezes violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência, os trabalhadores se sentem explorados, pois percebe que esse tipo de administração é uma técnica na qual o operário trabalha mais e ganha relativamente menos,sendo assim, ele transformou o homem em uma máquina. Os trabalhadores passaram a ser tratado como um objeto do sistema produtivo, inerte e desencorajado a tomar iniciativas, já que os gerentes não ouvem as ideias dos funcionários subalternos, uma vez que estes são considerados desinformados.

Já a teoria de Fayol era caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional, tinha uma visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também era caracterizada pelo visão que tinha sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação da gerência para a produção, apesar dela ser também organizacional, a teoria esta voltada mas para a valorização dos empregados da empresa , levando em consideração a divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando e direção. Assim, o mesmo aplica como princípios:

Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais, centralização da autoridade, ordem Equidade, unidade de comando, hierarquia, amplitude de controle, acessória de linha, iniciativa, divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, estabilidade e manutenção do pessoal, espírito de união, abordagem anatômica e estrutural da empresa.

Portanto, a teoria de Fayor concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem, além do inter-relacionamento entre as parte. Em contra partida a Teoria de Taylor possui aspectos organizacionais que são analisados de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), exatamente ao contrário da abordagem da Administração Científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com