TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS SOCIAIS : EXCLUSÃO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: CIÊNCIAS SOCIAIS : EXCLUSÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  5.941 Palavras (24 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

2. CULTURA,INDIVIDUO E SOCIEDADE 6

2.1 CULTURA, 6

2.2 INDIVIDUO 6

2.3 SOCIEDADE 7

3. A REALIDADE DA VIDA COTIDIANA 8

4.TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE 10

4.1 DISCURSÃO DA EQUIPE SOBRE A TEMATICA ABORDADA 11

5.QUAIS AS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL? 12

6.AS DIVERGÊNCIAS SOCIAIS: DESIGUALDADE SOCIAL 14

7.TEXTO CRITICO REFLEXIVEL DAS IMAGENS 17

8. DOCUMENTÁRIO PAJERAMA 19

9.PROBLEMATIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 20

CONSIDERAÇÕES FINAIS 22

REFERÊNCIAS 23

RESUMO

Este trabalho vai relatar o desenvolvimento da historia do homem ao longo de sua realidade. A cultura se origina quando o homem começa a se diferenciar dos outros, quando ele começa a utilizar instrumentos que facilitam sua ação cotidiana, começa a se organizar na sua condição biológica (a necessidade de comer, de se reproduzir, de se defender, de se proteger, etc.). O individuo é o ser biológico que se distingue da pessoa social e a sociedade que é um sistema de interações entre pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas ou religiosas ou pessoas com um mesmo objetivo em comum.

A interação social contribui para formação da personalidade de cada um e são confirmados pelas instituições sociais que se reafirmam com os cultos, ritos, festas, educação, chefia entre outras. Entre os principais processos sociais estão: Assimilação, conflito, acomodação, competição e cooperação. Todas as sociedades possuem desigualdade, a desigualdade social descreve uma condição na qual os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestigio ou poder. As sociedades se tornam estratificadas por vários fatores, dentre os principais: a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a especialização. Em menor grau, mas não menos importantes estão as diferenças biológicas como as de sexo, de idade, de raça e etnia.

Palavras -chave:Cultura, Sociedade, Desigualdade.

INTRODUÇÃO

As ciências sociais reúnem todas as disciplinas científicas cujo objeto de estudo se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos. É o estudo das interações humanas onde as pessoas têm consciência e a capacidade de desenvolver representações abstratas que têm influência no seu comportamento, assim, pode-se dizer que se preocupam com o comportamento humano. São ciências que se concentram na interpretação do mundo social, por meio da objetividade garantida pela utilização do método científico. No contexto das Ciências Sociais verificam-se divisões em campos especializados, tais como a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política, entre outros.

A Sociologia, que surgiu no século XIX e é considerada a “mãe” de todas as Ciências Sociais, consiste no estudo científico e sistemático do comportamento humano que é construído pela sociedade. O antropólogo Claude Lévi-Strauss, o filósofo e politólogo Antônio Gramsci, o filósofo Michel Foucault, o economista e filósofo Adam Smith, o economista John Maynard Keynes, o psicanalista Sigmund Freud, o sociólogo Émile Durkheim, o politólogo e sociólogo Max Weber e o filósofo, sociólogo e economista Karl Marx são alguns dos principais cientistas sociais dos últimos séculos.

Na Sociologia e nas Ciências Sociais, de maneira geral, tem-se a particularidade de que o assunto ou objeto de que tratam se confunde com o próprio ser humano que é, ao mesmo tempo, observado e observador e através dessa ciência tão importe que ele se capacita cada vez mais.

2. CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE

Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade . A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra.

A cultura pode ser distinguida em ideias da sociedade, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usamos este termo. A diferença entre as três aplicações do termo pode apreender-se melhor perguntando em relação ao indivíduo, ao grupo e à sociedade como um todo, em que medida o objetivo consciente de alcançar cultura tem algum significado.

2.1 CULTURA

É definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.

2.2 INDIVIDUO

No século XVII a noção de indivíduos era utilizada de forma difusa para definir todas as criaturas e coisas da natureza, o conceito de indivíduo passa a se restringir ao humano, no período que corresponde ao “aumento das oportunidades sociais e do progresso individual”. A mudança da posição do indivíduo na sociedade não se afigura como uma questão só de ordem racional ou simbólica. Há uma carga afetiva muito forte que se assemelha, nos casos de maior resistência do habito anterior, a uma ameaça de morte, a uma destruição coletiva, já que o indivíduo, alienado da visão processual de sua sociedade, percebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com