TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - Aplicação Do Processo De Pensamento Da Teoria Das Restrições Para Melhoria Em Processos De Negócios

Pesquisas Acadêmicas: RESUMO - Aplicação Do Processo De Pensamento Da Teoria Das Restrições Para Melhoria Em Processos De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo Texto Técnico:

Aplicação do Processo de Pensamento da Teoria das Restrições para melhoria em Processos de Negócios

A proposta do trabalho é aplicar o processo de Pensamento da Teoria das Restrições na melhoria dos Processos de Negócios, permitindo assim, identificar, analisar e propor soluções aos problemas organizacionais. A Engenharia de Processos pode cooperar efetivamente como elemento condutor das análises organizacionais em nível de processos, contribuindo para o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições.

O objetivo da pesquisa é apresentar um caso de aplicação do Processo de Pensamento da Teoria das Restrições na melhoria dos processos organizacionais. Onde se busca uma melhor compreensão dos processos; uma visão sistêmica dos problemas encontrados nos processos; e por consequência um melhor redesenho dos processos.

No primeiro momento, para uma melhor compreensão, foram apresentados alguns conceitos, como:

 Teoria das Restrições, a qual trata-se de uma filosofia de gerenciamento que tem como objetivo aprimorar sistemas. Segundo Dettmer (1997) a Teoria das restrições é uma teoria prescritiva, ou seja, ajuda a identificar o que está impedindo um melhor desempenho da organização e também apresenta o que deve ser feito e a forma de fazê-lo.

 Processo de Pensamento, onde, para Cox e Spencer (2002), trata-se de um conjunto de ferramentas que podem ser utilizadas individualmente ou podem ser interligadas logicamente, permitindo a identificação de problemas centrais, determinação de soluções do tipo ganha-ganha e na determinação e superação dos obstáculos possíveis para implantação da solução. A lógica do Processo de Pensamento baseia-se em relações de efeito-causa-efeito e na visão crítica da realidade, onde se procura saber por que as coisas acontecem e não como elas acontecem. No trabalho, apenas a ferramenta “Árvore da Realidade Atual” foi utilizada para a identificação das causas-principais dos problemas verificados nos processos modelados.

 Árvore da Realidade Atual tem como objetivo a definição dos problemas centrais encontrados em um sistema específico. Para Klein & DeBruine (1995) e Cox & Spencer (2002), a Árvore da Realidade Atual, construída completamente, fornece mecanismos para identificar o impacto de políticas, procedimentos e ações na organização; comunicar, clara e concisamente, a causalidade dessas políticas, procedimentos e ações; identificar claramente o problema central em uma situação; e permitir a criação de um clima favorável de relação frente aos problemas, colocando toda a massa crítica contra o problema central.

 Engenharia de Processos é entendida como uma arquitetura para entendimento, análise e melhoria dos processos internamente ou entre as organizações. Visa, através da identificação e representação dos processos da organização, fazer uma análise crítica dos processos da organização, com vistas a permitir a melhoria das operações. A modelagem de processos se apresenta como a principal ferramenta para a condução das ações de processos nas organizações. Ela tem como objetivo a representação dos processos fornecendo insumos para análise e melhoria da forma de trabalho entre as diversas funções da organização.

Dentro do contexto do trabalho em questão, a modelagem dos processos se colocou justamente como uma forma de melhor entender a realidade analisada e como instrumento de análise e proposição de melhorias de caráter sistêmico para a organização estudada.

Para melhor entender o objetivo do trabalho, além de todos os conceitos apresentados, utilizou-se a técnica do estudo de caso. No primeiro momento, foram utilizados alguns procedimentos técnicos para modelar os processos e entender o funcionamento da organização e identificar os problemas. Já o segundo passo consiste em construir a Árvore da Realidade Atual. A Abordagem Metodológica e os Procedimentos Técnicos constituem, portanto, em realizar uma análise sistêmica e sistemática das reais oportunidades de ganhos atuando apenas nos possíveis pontos propulsores do desempenho da organização como um todo.

Como citado anteriormente, a técnica do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com