TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rebeca

Projeto de pesquisa: Rebeca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A presente pesquisa tem como objeto de estudo elaborar um memorial do processo de institucionalizaçao do Serviço Social. Através de referenciais teóricos, a pesquisa tem como objetivo refletir sobre a origem historica da profissão, os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão. Nesse contexto o serviço social é sem dúvida importante contribuição para diagnosticar problemas no âmbito da família e fora dela, mas que atinge especificamente as demandas existente na sociedade.

Diante dessa pespectiva, buscamos através dessa investigação, entender o que é o Serviço Social? Como surgiu? A quem serve? Que forças ocorreram no seu surgimento? E qual a função do Serviço Social na contemporaneidade?

Desta forma, a pesquisa se justifica no trabalho do assistente social, ou seja, em fazer um resgate do processo de institucionalização do Serviço Social; como visão ampla na sua origem historica, seus avanços, as demandas atuais e construçao do desenvolvimento da profissão, uma vez que o sucesso do seu trabalho é consequentemente o sucesso dos seus assistidos.

O que contribuiu para elaboração da pesquisa foi o sentido de alcançar respostas, foi preciso embasamentos teóricos através de estudos da internet, seleção dos autores, citações, textos científicos, livros do curso de graduação em serviço social e livros científicos que abordam tais direcionamentos, sendo lidos, questionados e escolhidos para pautar as discussões que ora se apresenta na pesquisa bibliográfica.

DESENVOLVIMENTO

O serviço social por sua vez nasceu da necessidade de desconstruir uma postura arcaica do assistencialismo, sendo confrontado com a necessidade de reavaliação dos paradigmas de intervenção e desequilíbrios sociais diante das novas estratégias contra o conservadorismo na teoria e na prática do serviço social. O que regulamenta o serviço social. Visto que a política social se insere na política da luta de classe constituindo-se num espaço de reivindicações para sanar as desigualdades sociais.

Afinal o que é o Serviço Social? Ora o mesmo é uma profissão de nível superior, cuja regulamentação foi atualizada pela Lei 8.662/1993 e só pode ser exercida por um Assistente Social. Tem um caráter interventivo e sua atuação na realidade social embasada em princípios norteadores da profissão, como: defesa dos direitos humanos e sociais; posicionamento em favor da justiça social e equidade; democratização do acesso aos bens e serviços relativos ás politicas públicas e sociais e compromisso com a qualidade dos serviços prestados á população.

O Serviço Social deve ter harmonia nas suas ações estabelecendo uma política de bem estar entre os assistidos através do trabalho dos profissionais assistentes sociais podendo assim, dar respostas à sociedade carente. Além de discorrer sobre a formação do assistente social. Formação profissional deve acompanhar essas transformações, estruturando novos ritmos de práticas profissionais. Por fim, fala do trabalho do assistente social. O trabalho realizado pelos assistentes sociais não se realiza diretamente na transformação da natureza, mas na área dos serviços, estabelecendo relação entre os profissionais e os usuários dos serviços provocando assim, alterações em nível de consciência, ou seja, ambos saem da relação modificada.

Desta forma é visto como uma atividade dinâmica que necessita estar constantemente adaptando-se às novas situações, pela influência que sofre das correntes sociais, econômicas e culturais, sujeitas a uma permanente mudança, possibilitando a desconstrução de velhos e inadequados papéis para assim assumir sua real função que é a de trazer a socialização das ações aos que dele necessitar continuamente, visando apreensão das particularidades no processo de cooperação que assegura a dinâmica do trabalho qualificando em práticas de desenvolvidas para o bem da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com