TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão a Respeito da Importância das Políticas de Ações Afirmativas para a Produção do Multiculturalismo no Brasil

Por:   •  29/8/2018  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil

O multiculturalismo no Brasil é diretamente relacionado com o processo imigratório, pois desde a chegada dos portugueses nos anos 1500, ocorreu diversos  impactos culturais uma vez que o brasil era habitado  por indignas com seus  inúmeros costumes. Este processo de adaptação foi bem difícil para ambos os povos, pois os portugueses e indígenas tiveram que se adaptar com suas crenças e costumes  para poderem conviver.

Entretanto, podemos definir como convivência pacifica de varias culturas em um determinado ambiente. Ou seja, e um acontecimento social que esta relacionado  com globalização e com a sociedade pós- modernas.

Ao longo das décadas, cada vez mais nosso país, vem sendo habitado por diferentes etnias, muitos imigrantes vêm em busca de uma vida melhor e como o Brasil não e um Pais que faz deportação este número aumenta.

As políticas de ações são muito importantes para que ocorra a igualdade entre os diversos povos e culturas, pois estas políticas são ferramentas de afirmação para a produção de igualdade. Atualmente já existem algumas ações que estão presentes no nosso cotidiano como a inclusão de cotas para afrodescendentes, indígenas, asiáticos e entre outros. A música é um componente importante e presente em praticamente todas as culturas conhecidas. O reconhecimento de ritmos de outros grupos culturais, sem julgamento de que seriam melhores ou piores, é outro exemplo de multiculturalismo. Desta maneira podemos ter um contato mais próximo com estas culturas, que muitas vezes passam despercebidas.

Sendo assim, sabemos que ainda temos muito o que melhorar para que cada vez mais possamos viver num país onde ocorra de fato a igualdade, como diz na nossa constituição federal. E ter a consciência que devemos respeitar o indivíduo num todo com seus valores, princípios e costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com